• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

“O centro cultural do SESC é uma revolução para a capital”, diz Fabiano Barros

O coordenador de cultura do SESC foi o entrevistado desta quarta (10)


Redação

Publicada em: 10/09/2025 14:23:32 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (10) recebeu o coordenador de cultura do SESC, Fabiano Barros, que falou sobre o centro cultural do SESC em Porto Velho, que estará aberto à comunidade a partir da próxima segunda-feira (15).

Localizado na avenida Campos Sales, 2666, entre a Carlos Gomes e a Dom Pedro II, esse centro cultural será um espaço inédito na capital rondoniense. Dotado de estrutura completa, será destinado à formação de músicos, cineastas, bailarinas, entre diversas vertentes de atividades culturais.

“Nós vamos ter várias salas destinadas à formação na área de música, cinema, dança, teatro, circo, e também teremos os grandes projetos do SESC como o Palco Giratório, Sonora Brasil, Amazônia das Artes, entre outros. O SESC é um grande parceiro em todas as áreas da sociedade, sempre atuando em vários projetos com o setor privado e estatal”, destacou Fabiano Barros.

Ele ainda afirmou que uma grande parte dos cursos será gratuita para os comerciários. Porém, a comunidade em geral poderá participar mediante os valores estipulados para a matrícula de cada curso disponibilizado.

“O sistema Fecomércio atende os profissionais do comércio, mas além disso, o SESC atenderá a comunidade em geral, alguns cursos gratuitos, outros mediante a entrega de alimentos e alguns com cobrança de matrícula”, explicou Fabiano Barros.

De acordo com o coordenador de cultura do SESC, o local será um espaço para apresentações artísticas e expressões culturais, além de ser um ambiente que valoriza artistas mulheres da cultura regional.

“Teremos apresentações musicais e culturais, além de homenagens às artistas vivas. Todas as salas do SESC Cultural foram batizadas com o nome de artistas rondonienses que estão vivas”, ressaltou Fabiano Barros.

Outro destaque nas ações do SESC é o projeto autoral SESC 52, que leva cultura para todos os municípios do estado de Rondônia e que, segundo Fabiano Barros, vem sendo realizado de maneira exitosa.

“Temos o SESC 52, que é um projeto local onde o sistema Fecomércio leva arte e cultura para todos os municípios de Rondônia. Já realizamos a primeira etapa e a segunda começa agora no mês de outubro. Levamos dança, música e cinema, e movimentamos a cidade”, disse Fabiano Barros.

A biblioteca é outra estrutura destacada por Fabiano Barros e que fará a diferença dentro do centro cultural do SESC.

“É para isso que o centro cultural existe: para lançamentos de livros. Também temos uma biblioteca que será um espaço vivo para eventos e que está destinado aos nossos escritores”, comentou.

Para finalizar, ele afirmou que durante todo este mês as matrículas realizadas diretamente no centro cultural do SESC serão gratuitas.

“Os cursos de música são para todas as idades. Os valores são acessíveis, mas no mês de setembro o SESC está oferecendo vários cursos de música de forma gratuita. Quem deseja participar basta procurar o nosso centro cultural”, finalizou Fabiano Barros.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco