• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025

Macrodrenagem e parceria com a sociedade transformam Porto Velho: "Cidade Limpa"

Prefeito Léo Moraes destacou a importância do programa Cidade Limpa


secom

Publicada em: 12/09/2025 10:17:20 - Atualizado


Desde o primeiro dia de gestão, a Prefeitura de Porto Velho tem priorizado a execução do maior trabalho de limpeza da história da capital, fiscalizando pontos historicamente comprometidos por alagações dentro do perímetro urbano.

Em diversos locais ainda é possível constatar bueiros entupidos devido ao acúmulo de lixo e à ausência de manutenção por anos, além de ruas asfaltadas no passado sem a devida drenagem para o escoamento da água.

“Desde o primeiro dia de gestão, lançamos a operação Cidade Limpa. Estamos limpando ruas, bueiros, canais e igarapés, sem parar. Esse trabalho evita que a água fique represada e ajuda a escoar muito mais rápido”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Ainda segundo o prefeito, é fundamental que a comunidade participe diretamente desse esforço, evitando jogar lixo nas ruas e fiscalizando locais que estejam sendo usados como lixões a céu aberto.

Segundo o prefeito Léo Moraes, é fundamental que a comunidade participe diretamente desse esforço

Segundo o prefeito Léo Moraes, é fundamental que a comunidade participe diretamente desse esforçoLéo Moraes ressaltou também que, além da limpeza, os serviços de macrodrenagem em andamento representam um salto de qualidade para o enfrentamento das enchentes, razão pela qual tem buscado recursos junto ao governo federal.

“Mas é importante ser claro: limpeza diminui o problema, mas não resolve de vez. O que realmente acaba com os alagamentos são as grandes obras de macrodrenagem — algo que nunca foi feito em Porto Velho e que queremos realizar. Por isso, já buscamos recursos junto ao governo federal e parlamentares para tirar esse sonho do papel”, afirmou.

Entre as ações executadas pela Prefeitura estão a limpeza, a recuperação e a implantação de novos sistemas de drenagem em diferentes pontos da cidade.

Texto: João Paulo Prudêncio


Fale conosco