• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 12 de janeiro de 2026

Porto Velho registra primeiro caso confirmado de leishmaniose visceral em cão

O CRMV-RO ressalta que a leishmaniose visceral canina é uma zoonose de grande relevância para a saúde pública.


Redação

Publicada em: 19/09/2025 09:46:13 - Atualizado


imagem ilustrativa

Porto Velho (RO) — O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) confirmou, nesta quarta-feira (17), o primeiro diagnóstico de Leishmania infantum em um cão da capital. O exame foi realizado pela Fiocruz-RO por meio de PCR. Outro animal, localizado no bairro Planalto, teve resultado sorológico reagente e está passando por processos adicionais para confirmação.

O CRMV-RO ressalta que a leishmaniose visceral canina é uma zoonose de grande relevância para a saúde pública. Por isso, insiste que todos os casos suspeitos ou confirmados sejam imediatamente notificados à Unidade de Vigilância em Zoonoses, para que sejam aplicadas as medidas de controle previstas nos protocolos de saúde. 

O órgão faz um apelo aos médicos-veterinários para que fiquem atentos aos sinais da doença, atuem com diagnóstico antecipado e orientem corretamente os tutores dos animais. O CRMV-RO lembra que a comunicação rápida dessas ocorrências é essencial para evitar que o problema se espalhe em Porto Velho.


Fale conosco