• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025

“O povo já sente as melhorias na capital”, diz Raimundo Magalhães, secretário da Semdec

Ele foi o entrevistado do programa A Voz do Povo desta última segunda (22)


Redação

Publicada em: 23/09/2025 07:43:58 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta segunda-feira (22) o secretário municipal de Desenvolvimento de Porto Velho, Raimundo Magalhães, que falou sobre as ações desenvolvidas à frente de sua pasta executiva, integrada à Prefeitura da capital rondoniense.

Responsável por gerenciar as pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico de Porto Velho, a Semdec passou pela reforma administrativa do prefeito Léo Moraes (PODE) e ganhou um arcabouço de responsabilidades que vai da regularização fundiária ao fomento do comércio e à geração de emprego e renda.

“Essa secretaria tem uma amplitude muito maior agora, uma vez que o nome contempla o desenvolvimento da cidade, o que abrange, além da regularização fundiária, questões relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse Raimundo Magalhães.

O secretário anunciou em primeira mão que a Prefeitura de Porto Velho assinou recentemente a viabilidade para que a empresa que assumiu a concessão da BR-364 realize a pavimentação do trecho conhecido como “Expresso Porto”.

“Nós acabamos de assinar a viabilidade para a concessionária que assumiu a BR-364 asfaltar o anel viário, que são os acessos para a margem portuária, tirando as carretas do perímetro urbano da cidade. É um trecho que dá 35 quilômetros até a margem do rio”, falou Raimundo Magalhães.

Segundo ele, o início do ano foi tumultuado por conta da transição de gestão, porém, agora a equipe da secretaria vem se aproximando das questões que precisam ser resolvidas com estratégia e planejamento.

“O principal programa nosso, eu diria para turbinar ele no ano que vem. Agora, no decorrer de nove meses de gestão, temos conhecimento do território, questões jurídicas e os processos que estavam abertos em nossa secretaria já foram todos repensados, e isso tem gerado uma produtividade muito grande”, comentou Raimundo Magalhães.

O trabalho desenvolvido pela atual gestão no que diz respeito à regularização fundiária também foi ressaltado:

“Já foram expedidos 1.408 títulos. Nós temos uma previsão até o final do ano de pelo menos mais 800. Agora, dia 11 de outubro, serão entregues mais 200 títulos no Morada Leste. Estamos finalizando essa regularização”, relatou Raimundo Magalhães.

O secretário afirmou ainda que a entrega da escritura representa um novo rumo na vida de quem é beneficiado com esse serviço:

“O morador, quando tem a escritura, aumenta sua capacidade de crédito para fazer uma reforma ou até mesmo negociar a venda do imóvel. Uma área regularizada atrai naturalmente investimentos públicos”, afirmou Raimundo Magalhães.

Para finalizar, ele garantiu que as melhorias promovidas pela atual gestão já são sentidas pela população, que percebe a evolução urbana de Porto Velho:

“Hoje, com esse entrosamento, temos sentido uma melhora, e a população tem relatado que melhorou bastante em relação ao atendimento. A questão burocrática foi melhorada, mas ainda não é o suficiente. Iremos dar essa virada de chave quando tivermos nossos processos 100% digitalizados.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco