• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de fevereiro de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 01/12/2023 11:41:29 - Atualizado

1917 – Primeira eleição para Superintendente (prefeito) e Intendentes (vereadores) em Porto Velho.

1955 – Pela primeira vez está sendo cobrado do funcionalismo público em Rondônia a apresentação do comprovante de votação, para receber salários.

1967 – Médicos do INPS (atual INSS), lotados no Hospital S. José, único de RO, suspenderão os atendimentos se salários não sejam pagos, conforme documento enviado à direção nacional do órgão.

1985 – O governador Angelo Angelin assina contrato para construção da hidrelétrica de Ávila, capaz de gerar energia para todos os municípios da região centro-sul do Estado.

1990 – Participantes do I Encontro de Ambientalistas Não-Governamentais de Rondônia, cobram urgentes para evitar a depredação da Amazônia, nas áreas de maior força da colonização.

COMEMORE

Dia Internacional da Luta contra a AIDS. Dia do Numismata.

Católicos celebram Santo Elói (ou Elígio). Santo Naum, o 7º dos profetas menores. São Charles de Foucald. Bem-aventurada Maria Clementina.

BRASIL

1822 – Pedro I é coroado Imperador do Brasil e cria a seguir a 1ª moeda brasileira. 1900 — A Comissão de Arbitragem de Genebra concede a posse do Amapá ao Brasil. 1902 – Euclides da Cunha (1866/1909) lança sua obra principal, “Os Sertões”.

MUNDO

1909 — É fundado em Israel, com o nome de Deganya Alef o primeiro kibbutz. 1887 — Publicado o 1º romance policial de Sir Arthur Conan Doyle (1859/1930) sobre o “detetive Sherlock Holmes”. 1990 — Eurotúnel o encontro dos dois túneis, 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha.

FOTO DO DIA

RO NAS FOTOs DE KIM E SANTILI

Dana de Merril entrou para nossa história há mais de um século, fotografando uma obra gigantesca, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

Rondon sempre tinha fotógrafo em suas missões, registrando as viagens pelos sertões do que depois seria Rondônia.

No período 1965/1985, a onda mais forte da migração vinda pela BR-29 trouxe centenas de milhares de pessoas atraídas para ocupar “essa terra sem homens para homens sem terras”, e há muitos registros disso.

Na segunda metade dos anos 1970 um fotojornalista esteve tanto em Porto Velho quanto, e muito mais, na faixa centro sul da BR rondoniense, captando imagens daqueles anos loucos e ainda quase nada mostrado na nossa historiografia.

Marcos Santili e Kim Leal foram dois desses, captando imagens mostrando não só a cena mas dando a elas o sentido humano. Segundo o jornalista Montezuma Cruz, Kim está dando retoques finais para seu trabalho, intitulado “Rondônia em Imagens”, com previsão para até junho do ano que vem.

(Marcos Santili (revista Veja) é autor da foto de hoje da coluna, migrantes chegando a Vilhena)


Fale conosco