Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Com o objetivo de incentivar a cultura do Estado de Rondônia e tornar à capital uma referência em cinematografia, nos dias 3 e 4 de novembro (sábado e domingo), Porto Velho sediará um Workshop de cinema e TV que contará com a presença de Flávio Colatrello Junior, ator e diretor prestigiado nacionalmente e com longa experiência em trabalhos exibidos nas principais emissoras do país, como Rede Globo e Rede Record.
O evento que é organizado pela Associação Instituto Babaçu da Amazônia (AIBA), UniCesumar e conta com o patrocínio do site Rondonoticias, terá em sua programação a gravação de um monólogo, oficinas e a realização de um curta-metragem de 5 minutos do cineasta Jair Rangel de Souza, mais conhecido como ‘Pistolino o Mazzarropi da Amazônia’.
Além disso, os participantes receberão ao final do workshop seus respectivos certificados.
Portfólio de Flávio Colatrello
Flávio Colatrello Júnior é um diretor brasileiro de telenovelas e programas, tendo trabalhado para as principais emissoras, como Rede Globo e Rede Record.
Em 2004 foi convidado pelo também diretor Herval Rossano para ajudá-lo a dirigir o remake da novela A Escrava Isaura. Depois do término da novela, continuou na emissora e dirigiu outras, como Essas Mulheres e Cidadão Brasileiro, sendo essa sua última novela na Rede Record.
Trabalhos de Flávio
1989 - O Sexo dos Anjos
1990 - Lua Cheia de Amor
1992 - Perigosas Peruas
1993 - O Mapa da Mina - Rede Globo
1996 - Quem É Você? - Rede Globo
1998 - Corpo Dourado de Antônio Calmon - Rede Globo (diretor-geral)
1998 - Roberto Carlos Especial - Rede Globo (diretor)
1996 e 1999 - Malhação - Rede Globo (diretor-geral)
2004 - A Escrava Isaura (baseada no livro de Bernardo Guimarães) - Rede Record (diretor)
2005 - Essas Mulheres de Marcílio Moraes e Rosane Lima - Rede Record (diretor-geral)
2006 - Cidadão Brasileiro de Lauro César Muniz - Rede Record (diretor-geral).
Atividade com Pistolino
Durante o workshop, os participantes terão uma atividade realizada junto com o cineasta Jair Rangel de Souza (Pistolino).
Ele ministrará uma oficina para um roteiro e realizará um curta-metragem de cinco minutos com os alunos.
Portfólio Jair Rangel de Souza (Pistolino)
Jair Rangel (Pistolino)
Jair Rangel é um apaixonado pelo cinema e criou o personagem Pistolino, com quem já produziu sete filmes de curta metragem.
Ele começou a escrever as histórias e recicla muito material para fabricar equipamentos para produzir seus filmes. É em um ‘puxadinho’, construído em sua casa, no bairro Aponiã, zona Norte de Porto Velho, que ele usa para trabalhar em suas criações.
Os curtas já editados de Jair são: Na maior pindaíba, de 2004 – premiado no FestCine Amazônia, O Mala, de 2006, e o Curioso matuto, de 2009. O primeiro filme de Jair é o ‘Viajante em presepada’, que foi gravado entre 1998 e 2003.