Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO RO - Com criação do designer paraibano Mikeliton Alves, o Bloco Infantil Boto Curumim entrará pela primeira na avenida, e vai desfilar no Carnaval em Porto Velho.
A organização é da Associação Instituto Babaçu da Amazônia - AIBA em parceria com o Pub Querubim. Os “Abadás” já estão à venda e podem ser adquiridos através do 99984-4569 com Izabel Cristina, idealizadora do Bloco para crianças de 04 a 12 anos de idade, que entrarão acompanhados dos pais.
De acordo com ela, a iniciativa independente, objetiva a conscientização ambiental e promoção a cultura regional. “Este Bloco é pioneiro e visa resgatar a cultura e incentivar a riqueza do Rio Madeira e a Preservação dos Botos”, salienta.
Cordéis
Ao adquirir o Abadá, Izabel explica que os pais receberão gratuitamente dois Cordéis sobre os botos Tucuxi, Rosa e Vermelho, e pais poderão ler para os filhos, as histórias sobre essa cultura, interagir com família, e se conscientizar sobre este rico patrimônio natural do Rio Madeira.
“Sou uma apaixonada pelos botos e esta foi uma forma que encontrei para referenciar a minha gratidão a Rondônia. Além disso, por ser animais dóceis, os botos sempre transmitem muita alegria aos turistas no Rio Madeira e na Amazônia, e certamente não será diferente no desfile de Carnaval”, ressalta Izabel, lembrando que a Lei Orgânica do Município de Porto Velho, em seu artigo V trata sobre o Boto como patrimônio natural do Rio Madeira.
Ainda conforme a idealizadora, o projeto de trazer o bloco com o tema para o desfile de Carnaval da capital vinha sendo planejando há dois anos e, em parceria com o Pub Querubim viabilizou um trabalho social que mobilizou a produção de cerca de 10 mil cordéis que, inclusive, também estão sendo distribuídos nas Escolas Públicas de Porto Velho.