• Porto Velho

    sábado 24 de julho de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 17/07/2021 10:24:46 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com.br

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

BOM DIA 17 DE JULHO!

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioalbuquerque@gmail.com

17 de julho – BOM DIA!

RONDÔNIA

1947 – Uma comitiva do aeroclube de Porto Velho faz uma excursão aérea até Guajará-Mirim e no comando de um dos “paulistinhas” a aluna Carolina Figueiredo que, por isso, torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho.

1948 – O seringalista Joaquim Pereira da Rocha envia ao deputado federal Aluízio Ferreira pedido de análise laboratorial de amostras de uma terra preta, recolhida em sua propriedade. Os testes confirmaram alto teor de cassiterita

COMEMORA-SE: Dia do Protetor de Florestas, homenagem ao Curupira, que faz a proteção das florestas. Dia Mundial do Emoji. Dia do Submarinista.

Católicos lembram São Bartolomeu de Las Casas, São Jacinto, Santa Marcelina, São Aleixo e São Leão IV.

FATOS

1794 — No fim do período do Terroro da Revolução francesa, 16 freiras carmelitas são executadas. 1936 — Começa a Guerra Civil Espanhola. Ao fim, o general Francisco Franco assume o governo até 1975. 1944 – Nasce Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira tricampeã mundial em 1970. 1955 — Inauguração da Disneylândia, em Anaheim, Califórnia. 1975 — Em órbita da Terra, uma nave dos EUA acopla a outra, da União Soviética, em órbita. 1994 – O Brasil vence a Itália e torna-se tetracampeã de futebol. 1998 — Adotado o Estatuto de Roma, Corte Penal Internacional para julgar crimes contra a humanidade

FOTO DO DIA

Como outros municípios rondonienses, Machadinho do Oeste (foto), localizado a 350 Km da capital Porto Velho, começou a se formar depois que nos anos 1950 o seringalista Joaquim Pereira da Rocha teve a confirmação laboratorial de a terra negra que era uma marca de seus seringais na região, o “União” e o “Angustura”, eram depositários de imensas quantidade de um minério, a Cassiterita ou cassiterite, um mineral de estanho muito utilizado pela indústria. Ainda na metade da década de 1940, o “seu” Rocha pedira a um professor do colégio Dom Bosco, em Porto Velho, examinasse as amostras e ele já apontara a cassiterita, o que foi depois confirmado. Com a descoberta dos veios do mineral, milhares de homens de todas regiões do país vieram para a selva rondoniense gerando o surgimento de várias pequenas comunidades, mais tarde originando municípios.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br