• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Começa nesta quarta a mostra competitiva do Cineamazônia no Sesc Esplanada


Agenda Porto Velho

Publicada em: 18/10/2017 14:48:56 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- Balanceia traduz, em forma de poesia, a maior festa folclórica da região norte. O Festival de Parintins, realizado em junho na cidade amazonense, é mostrado sob a ótica de um turista que traz em suas lembranças o batuque da marujada, os encontros e experiências vivenciadas durante a viagem. A vibração popular ecoa no inconsciente deste viajante que traz em sua memória as cores vermelha e azul e a magia do encontro dos bois.

Em menos de dez minutos Balanceia emociona o espectador e apresenta uma pequena da cultura nortista. O banzeiro das águas, o movimento das redes, a forma de viver ribeirinha. São muitos elementos inseridos no curta que conquistam o coração de quem assiste o filme.

Balanceia é a estreia de Juraci Junior como diretor e divide esta responsabilidade com Thiago Oliveira. Neste trabalho mostra sua sensibilidade artística para o audiovisual. A ideia para realização do curta surgiu de forma inusitada, assim como a viagem a Parintins. Acompanhar o ritual de voadeiras seguindo os barcos que fazem o trajeto a Parintins despertou em Júnior a vontade de escrever. “Eu não fazia a mínima ideia de como ia reagir, quando eu ouvi e vi tudo acontecer entrei numa vibe particular”, diz o diretor que após ver e registrar as cenas escreveu duas poesias e encaminhou para algumas pessoas, recebendo uma resposta positiva.

A jornalista Emilli Sousa, que o acompanhou nessa aventura, ao ler a poesia recém escrita sugeriu que fosse transformado em um curta, houve um momento de dúvida no início, mas expectativa transformou-se em realidade ao chegar em Rondônia. “Quando eu cheguei em Porto Velho e vi que o Cineamazônia havia aberto as inscrições mostrei o texto para Fernanda Paiva (produtora). Chamei o Thiago (Oliveira) com quem já trabalho e gosto do seu olhar sensível. Convidei também o Rafael Oliveira”. O roteiro foi feito em dois dias aproximadamente e no terceiro a mobilização foi para as gravações externas feitas em um dia. “As cenas do celular são de Parintins e as cenas que estou no barco foram feitas aqui”, explica Juraci Júnior que enfatiza ainda que a ajuda dos amigos e profissionais comprometidos foi fundamental para a realização do trabalho em tempo hábil.

Juraci Júnior é ator e após participar de várias montagens teatrais teve sua estreia no cinema quando foi convidado para participar do filme Quimera (2013), dirigido por Tarcísio Lara Puiati. Pós-graduado em Direção de Criação de Conteúdo pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), trouxe em sua bagagem internacional o direcionamento para o desenvolvimento de como atuar para o cinema. “Em Barcelona tive a oportunidade de estudar em uma escola de interpretação de cinema e essa base foi fundamental para este trabalho”. Durante a sua estada em Barcelona participou de vários curtas, como exercício na escola de cinema e ao voltar para Porto Velho participou dos filmes “Que assim seja”, que será exibido no Cineamazônia deste ano e Cordão de Ouro, em fase de finalização.

Como produtor de conteúdo da SIC TV, Juraci Júnior se empenha em entregar um conteúdo de alta qualidade para os telespectadores rondonienses. Empenho reconhecido através do sucesso do Chef de Casa, que está em sua segunda edição.

Estreia

A emoção toma conta do olhar de Juraci Júnior e a voz falha ao falar da união de profissionais e amigos para a produção de Balanceia. Ao perguntar que palavra define a finalização deste trabalho e a expectativa para estreia uma só palavra é capaz de definir o seu sentimento: gratidão. Então ele diz que faz questão de agradecer a cada contribuição como a de Túlio, responsável pela trilha sonora e a todos que o acolheram.

A estreia do filme acontece nesta quarta-feira (18), durante a programação do Cineamazônia a partir das 19h30 no Sesc Esplanada (Presidente Dutra, 4175 – Centro). Ser selecionado como um dos filmes para mostra competitiva é motivo de orgulho para todos os envolvidos. A expectativa para o prêmio Mapinguari é grande e para isso é necessário o apoio do público votando na produção. A programação completa dos filmes você encontra AQUI

Balanceia – Ficha Técnica

Thiago Oliveira e Juraci Júnior assinam a direção do curta. O roteiro é de Juraci Júnior. Rafael Oliveira é responsável pela direção de fotografia e Fernanda Paiva direção de produção. Elenco Juraci Júnior e Rone Mota.


Fale conosco