• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 4 de outubro de 2026

Rondônia vai às urnas para escolher novo governador entre seis candidatos

Caso nenhum dos concorrentes alcance a votação necessária para vencer no primeiro turno, os dois mais votados voltarão às urnas no dia 25 de outubro...


Redação

Publicada em: 03/10/2026 23:13:36 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Rondônia chega neste domingo, 4 de outubro, ao momento decisivo de uma campanha que colocou seis candidatos na disputa pelo Palácio Rio Madeira. Mais de 1,2 milhão de eleitores estão aptos a participar da escolha do próximo governador do Estado, além dos demais cargos em disputa nas eleições gerais.

Na corrida pelo Executivo estadual estão Adailton Fúria, do PSD; Expedito Netto, do PT; Hildon Chaves, do União Brasil; Marcos Rogério, do PL; Pedro Abib, do MDB; e Samuel Costa, do PSB.

São candidatos com trajetórias bastante diferentes. Alguns já ocuparam cargos de destaque no Executivo ou no Congresso Nacional, enquanto outros buscam pela primeira vez conquistar um mandato de maior expressão pelo voto popular.

Caso nenhum dos concorrentes alcance a votação necessária para vencer no primeiro turno, os dois mais votados voltarão às urnas no dia 25 de outubro para decidir quem assumirá o Governo de Rondônia.

Adailton Fúria – PSD – 55

Adailton Antunes Ferreira, conhecido politicamente como Adailton Fúria, tem 40 anos, é advogado e nasceu em Cacoal, município onde construiu parte importante de sua trajetória política.

Antes de chegar à disputa pelo Governo, participou de eleições municipais e conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia. Posteriormente, chegou à Prefeitura de Cacoal, experiência administrativa que passou a utilizar como uma das principais credenciais de sua campanha ao Palácio Rio Madeira.

Esta é a primeira vez que Fúria concorre ao Governo de Rondônia. O candidato do PSD tem Everton Leoni como vice na chapa.

Na urna, o número de Adailton Fúria é 55.

Expedito Netto – PT – 13

Expedito Gonçalves Ferreira Netto tem 38 anos, nasceu em Porto Velho e já possui experiência no Congresso Nacional.

Empresário, foi deputado federal por Rondônia durante dois mandatos, conquistando projeção estadual a partir de sua atuação em Brasília. Depois de deixar a Câmara dos Deputados, passou a construir um novo projeto político que culminou com sua candidatura ao Governo.

Em 2026, Expedito Netto disputa pela primeira vez o comando do Executivo estadual. Sua candidatura é apresentada pelo PT e conta com Luiz Carlos Teodoro, do PSOL, como candidato a vice-governador.

Na urna, Expedito Netto concorre com o número 13.

Hildon Chaves – União Brasil – 44

Hildon de Lima Chaves, de 58 anos, nasceu em Recife, Pernambuco, mas consolidou sua vida profissional e política em Rondônia.

Formado em Direito, exerceu a função de promotor de Justiça antes de ingressar definitivamente na política eleitoral. Ganhou projeção estadual especialmente a partir de sua passagem pela Prefeitura de Porto Velho, onde exerceu dois mandatos.

A experiência à frente da maior cidade e da capital de Rondônia tornou-se um dos principais pontos apresentados por Hildon em sua tentativa de chegar ao Governo do Estado.

Esta é sua primeira candidatura ao Palácio Rio Madeira. O candidato do União Brasil tem Cirone Deiró como companheiro de chapa.

Seu número na urna é 44.

Marcos Rogério – PL – 22

Marcos Rogério da Silva Brito, de 48 anos, nasceu em Ji-Paraná e possui uma das trajetórias eleitorais mais longas entre os candidatos que participam da disputa deste ano.

Começou sua carreira política no município de origem, onde exerceu mandato de vereador. Posteriormente, chegou à Câmara dos Deputados e depois ao Senado Federal, ampliando sua projeção dentro e fora de Rondônia.

Graduado em Direito e com formação em Administração Pública, Marcos Rogério também trabalhou no jornalismo, com passagens por emissoras de rádio e televisão.

Diferentemente da maioria dos adversários, esta não é sua primeira tentativa de chegar ao Governo. O senador já disputou o Palácio Rio Madeira em 2022, quando não conseguiu se eleger.

Em 2026, retorna à disputa pelo PL tendo como candidato a vice o Delegado Rodrigo Camargo, do Podemos.

Na urna, Marcos Rogério é 22.

Pedro Abib – MDB – 15

Pedro Abib Hecktheuer, de 36 anos, é o mais jovem entre os seis concorrentes ao Governo de Rondônia.

Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, chega à eleição estadual buscando ampliar sua presença na política rondoniense e conquistar pela primeira vez o comando do Executivo.

Abib possui formação acadêmica diversificada. É formado em Medicina Veterinária, além de mestre e doutor em Direito.

O candidato disputa o Governo pelo MDB e tem Mauro Pereira, também do partido, como candidato a vice-governador, formando uma chapa inteiramente emedebista.

Pedro Abib concorre com o número 15.

Samuel Costa – PSB – 40

Samuel Costa Menezes, de 37 anos, nasceu em Porto Velho e é advogado, jornalista e professor.

Sua participação na política eleitoral começou em 2012, quando concorreu a vereador da capital. Desde então, disputou diferentes cargos, entre eles deputado estadual, deputado federal e prefeito de Porto Velho.

Embora ainda busque conquistar um mandato eletivo de maior expressão, Samuel acumulou experiência em sucessivas campanhas e tornou-se presença conhecida no debate político rondoniense.

Em 2026, concorre pela primeira vez ao Governo do Estado. Samuel Costa disputa pelo PSB e tem Sargento Machado como candidato a vice-governador.

Seu número na urna é 40.

Eleitor terá decisão nas mãos

A eleição deste domingo encerra uma campanha marcada por debates, confrontos políticos, pesquisas eleitorais e intensa movimentação principalmente nas redes sociais.

Os seis candidatos chegam à reta final tentando transformar suas trajetórias, propostas e alianças em votos nos 52 municípios rondonienses.

Independentemente das pesquisas divulgadas ao longo da campanha, a definição começa efetivamente quando o eleitor estiver diante da urna eletrônica.

No caso do Governo de Rondônia, se nenhum candidato alcançar a maioria exigida para vencer no primeiro turno, os dois mais votados avançarão para uma segunda rodada no dia 25 de outubro.

Neste domingo, portanto, caberá ao eleitor rondoniense começar a definir quem receberá a responsabilidade de comandar o Estado pelos próximos quatro anos.


Fale conosco