Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
Em meio à preocupação com a baixa adesão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem reforçado a campanha para a inscrição no concurso público para agentes e coordenadores censitários. Os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina são os que mais preocupam, com mais vagas que inscritos para cargo de recenseador.
Ao todo, cerca de 60 mil vagas foram disponibilizadas nos estados, mas pouco mais de 50 mil pessoas se inscreveram. Em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro a diferença entre inscritos e vagas está bem apertado.
Continua após a publicidadeO IBGE abriu mais de 260 mil vagas para a realização do Censo 2022. Desses, 183 mil são para recenseador e 23,8 mil para agentes censitários. Por ter número de vagas menor, o cargo de agente acaba por ter mais inscritos.
Até o momento, 667 mil candidatos se inscreveram para o concurso em todo o Brasil. O número, no entanto, é bem abaixo dos 800 mil previstos pelo instituto.
O IBGE prorrogou as inscrições para o concurso que vai selecionar candidatos para trabalharem no Censo 2022. Agora, é possível se candidatar a uma das vagas até as 16h (horário de Brasília) do dia 21 de janeiro.