Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 26 de dezembro de 2024
O Jornal Nacional perdeu público em 2021 e está sendo assistido menos que nos anos anteriores. Com dedicação de boa parte do seu tempo para falar sobre os impactos da pandemia de Covid-19, o telejornal de maior audiência está próximo de alcançar negativo histórico, obtido em 2015.
Para quem não se lembra, naquela época o noticiário comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos confrontou com o fenômeno Os Dez Mandamentos, novela da Record que deu trabalho para a Globo.
Segundo dados obtidos pelo site Notícias da TV, em sua pior fase, o jornalístico marcou 24,7 pontos de média anual no PNT (Painel Nacional de Televisão), que considera audiências das 15 principais regiões metropolitanas do país.
Já entre os anos de 2016 e 2020, o Jornal Nacional conseguiu manter mais de 42% dos brasileiros e pelo menos de 27,7 de média. Nessa fase, o telejornal teve mais público no ano de 2017, com 29,3 de ibope no PNT.
Vale mencionar que desde o começo de abril deste ano, quando Amor de Mãe foi substituída pela reprise de Império, o horário nobre da Globo entrou em queda. A situação piorou a partir em maio, quando o BBB21 chegou ao fim. Isso porque o reality atingia mais de 30 pontos no fim de noite.
Jornal Nacional depende do impulsionamento das novelas
Sendo assim, o Jornal Nacional, tem o seu desempenho impulsionado quando a novela das nove está em alta, ou seja, a fuga de audiência nas noites da emissora também o prejudica. Neste ano, até 22 de junho, o JN havia acumulado média anual de 25,5 pontos, pior índice desde 2015 e share de 38,7%, o menor de todos os tempos.
No principal e mais populoso mercado brasileiro, a Grande São Paulo, o telejornal não atinge mais de 30 pontos desde 8 de abril. Além disso, foram registrados dois recordes negativos em junho, com edições que obtiveram somente 21,5 de ibope, marca comum para novela das seis.