• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Alok lançou hits feitos por outros DJs sem dar crédito e sem pagar, dizem produtores; ele nega

Denúncia foi feita pela dupla de produtores Sevenn à revista americana 'Billboard'. Segundo eles, duo trabalhou em pelo menos 14 músicas sem ganhar royalties.


G1

Publicada em: 21/01/2022 10:26:45 - Atualizado


BRASIL - Alok lançou músicas produzidas por outros DJs sem dar crédito e sem pagar, disse o duo de irmãos americanos Sevenn.

A denúncia foi feita pela dupla de produtores à revista americana "Billboard". Procurado pela publicação, Alok negou as acusações. O g1 entrou contato com a assessoria do DJ, mas não teve resposta até a última atualização deste texto.

As músicas de Alok citadas na reportagem são:

  • "Un ratito" (Alok, Luis Fonsi, Lunay, Lenny Tavárez e Juliette)
  • “Favela” (Alok e Ina Wroldsen)
  • “Fuego” (Alok e Bhaskar)
  • “Suave” (Alok e Matheus & Kauan)
  • “Got To Get a Grip” (remix de Mick Jagger)
  • “Piece of Your Heart” (remix de Meduza)
  • “BYOB” (remix de System of a Down)

Segundo Sevenn, eles trabalharam como "produtores fantasmas" em pelo menos 14 faixas do DJ. Além de não terem sido creditados, a dupla não ganhou royalties ou qualquer remuneração.

É normal no mercado da música eletrônica a função de "ghost writer", em que produtores atuam sem crédito, mas eles são remunerados pela função.

Alok também acusa Sevenn


Segundo comunicado do DJ enviado à "Billboard", Alok tem "um processo em andamento contra o Sevenn no Brasil decorrente do fracasso do Sevenn em creditar e pagar o Alok por uma série de lançamentos do Sevenn".

A ação de 12 de janeiro em um tribunal civil de São Paulo diz respeito a cinco músicas, incluindo "BOOM", gravada pelo Sevenn com o DJ holandês Tiësto. A dupla de DJs nega a acusação.

Sean e Kevin Brauer, que formam o Sevenn, foram criados na comunidade religiosa Meninos de Deus, do Rio. A parceria entre Sevenn e Alok teve início em 2015.

"Começamos a perceber que ele estava lucrando enormemente com o nosso trabalho sem oferecer nada substancial em troca", disseram os DJs.

Ainda segundo os irmãos, Alok ajudou a dupla na marcação de shows. Em julho de 2017, o DJ disse que enviaria US$ 10 mil pela produção de uma trilha de uma propaganda e de um remix de "Got To Get a Grip", de Mick Jagger. A dupla recusou a remuneração.



Fale conosco