• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

‘Eu via portas fechadas’, revela atriz da globo Juliana Alves sobre trabalhos após o BBB

A atriz, que participou do programa da Globo em 2003, analisa o reality como facilitador na arte e expõe racismo nos bastidores de produções


ig

Publicada em: 19/10/2022 10:24:46 - Atualizado

De bailarina do “Domingão do Faustão” a integrante do “Big Brother Brasil 3”, Juliana Alves iniciou a trajetória profissional nos programas de maior destaque da Globo no início dos anos 2000. O primeiro papel na TV aconteceu no mesmo ano da participação no reality show, em “Chocolate com Pimenta”, e até hoje a atriz reconhece que as novelas “estruturaram” a carreira dela. No entanto, Alves admite que enfrentou dificuldades no processo para continuar no meio artístico.

Em entrevista ao iG Gente, Juliana conta que tais desafios se devem muito ao “racismo e machismo estrutural no Brasil”. “Eu até era chamada para coisas [papéis] que não eram válidas e, muitas vezes, eu não era simplesmente lembrada. É como se não existisse. Sabemos que isso se atribui a invisibilidade dos talentos negros”, afirma.

Alves já tinha experiências não televisivas na atuação antes de estrear nas novelas, mas cita o receio de se considerar atriz após o “BBB”. “Me sentia muito insegura. Antes, não me intitularia uma atriz, porque eu estudava. Uma coisa é você estar estudando gastronomia, por exemplo. Não vou dizer que sou chef de cozinha. Estava estudando, então não me via atriz”, relembra.

“Mas a oportunidade veio para eu abraçar, precisei estudar muito. Em várias situações eu via as portas fechadas, não foi uma coisa simples. Porque no primeiro momento foi uma novela, mas e depois disso? Foi um vale de muita dedicação, estudo, paciência e cuidado com a saúde mental mesmo, porque não é fácil você vir de uma grande exposição e depois se dedicar algo que requer concentração. E você precisa superar os julgamentos quando surgir”, diz.


Fale conosco