• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 24 de setembro de 2024

Com medo do fracasso, diretor James Cameron volta atrás e pode cancelar ‘Avatar’

James Cameron admite que se Avatar 2 fracassar na bilheteria, a franquia chegará ao fim antes da hora.


emoff

Publicada em: 08/11/2022 15:48:37 - Atualizado

Avatar: O Caminho da Água está chegando aos cinemas depois de mais de 10 anos em produção. Apesar do longo período entre os filmes, James Cameron está avançando com sua visão para o futuro de Pandora. Na verdade, o diretor atualmente tem mais três sequências em andamento, levando-nos até Avatar 5.

No entanto, se a série continua por muito tempo no futuro, ainda não se sabe; se O Caminho da Água não fizer sucesso nas bilheterias, então o terceiro filme pode ser o desfecho apressado da história. “O mercado pode estar nos dizendo que terminamos em três meses, ou podemos estar semi-prontos, o que significa: ‘OK, vamos completar a história no filme três e não continuar mais se não for lucrativo. Encerrar por aqui e deu”, Cameron conta a Total Film.

Com um orçamento relatado de US $ 1 bilhão para todas as quatro sequências de Avatar, reconectar-se com um público de cinema é vital – mais fácil falar do que fazer quando a indústria cinematográfica passou por uma mudança enorme na última década. 

“Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É o golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, inversamente, talvez lembremos às pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A pergunta é: quantas pessoas se importam agora?”

Se os instintos de Cameron ainda estão no dinheiro – e seu histórico sugere que ele raramente está errado – é provável que muitas pessoas descubram que ainda se importam. Afinal, se algum cineasta sabe como fazer uma segunda parte superlativa, é o homem por trás de Aliens e O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final. “A chave para uma sequência é ser surpreendente de maneiras que não sejam desanimadoras”, explica Cameron. “Para se reconectar com o familiar, isso foi divertido e bom, e isso fez com que o primeiro filme fosse um sucesso. Mas fazê-lo de uma maneira inesperada, ou que leva você a algum lugar inesperado.”

E o cineasta ainda se apoia para fazer Avatar 3. “Há algumas coisas que eu tirei do 2º que eu quero colocar no filme três, assim espero”, ele continua. Mas, ele admite: “Estes são filmes terrivelmente caros. Era um caso de negócios esboçado antes da pandemia fazer um filme que custasse tanto. Neste momento, só temos que jogar para ver o que acontece. Mas o que eu sei agora é: estamos entregando três horas de uma experiência praticamente insana.”


Fale conosco