Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Artur Jorge é, oficialmente, o novo treinador do Botafogo. O clube carioca anunciou nesta sexta (5) a contratação do técnico, que deixou o comando do Braga, após duas temporadas, para assumir o time de John Textor.
Aos 52 anos, Artur Jorge é o quinto profissional a ocupar o cargo desde o início da SAF alvinegra, em 2022.
Artur Jorge, que fez carreira como jogador e iniciou a trajetória como técnico nas divisões de base do Braga, assina contrato com o Glorioso até dezembro de 2025.
O treinador desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta (4) e acompanhou a derrota do time para o Junior Barranquilla, pela Libertadores, no Estádio Nilton Santos.
John Textor centralizou a busca por um novo treinador e o processo levou mais de 45 dias. O empresário reuniu-se com diversos profissionais antes de avançar com Artur Jorge, indo pessoalmente a Portugal. Para tirá-lo do Braga, o Botafogo pagou dois milhões de euros, cerca de R$ 10,9 milhões na cotação atual.
Artur Jorge chega ao Botafogo acompanhado de Franclim Carvalho (auxiliar técnico), João Cardoso (auxiliar técnico), Andre Cunha (analista de desempenho) e Tiago Lopes (preparador físico). Fábio Matias, auxiliar técnico, e Marcelo Grimaldi, preparador de goleiros, compõem a comissão técnica permanente.
Artur Jorge é o terceiro treinador português contratado por John Textor, evidenciando a preferência do norte-americano por treinadores formados na Europa. O primeiro nome definido por Textor foi o de Luís Castro, que exercia um papel além do de técnico no clube, como um “manager”.
Castro dirigiu o Alvinegro entre abril de 2022 e junho de 2023, quando deixou o time na primeira posição do Campeonato Brasileiro para assumir o Al Nassr, da Arábia Saudita. Desde então, o português Bruno Lage, Lucio Flavio e Tiago Nunes dirigiram o Botafogo, sem contar os interinos Cláudio Caçapa e Fábio Matias.
A estreia de Artur Jorge na área técnica do Botafogo dependerá da regularização e do visto de trabalho do profissional.
O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira (11), quando visitará a LDU, em Quito, pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores. No dia 14, estreia no Brasileirão contra o Cruzeiro.