Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de novembro de 2024
Com o início da alta temporada de verão, surge a dúvida se este ano o turismo brasileiro seguirá em alta. Ao que tudo indica, sim, o Brasil seguirá forte no aspecto turístico. Mesmo assim, convém destacar certos aspectos em relação ao turismo doméstico e internacional.
Em relação ao turismo internacional, sabe-se que os países da América do Sul não vão muito bem. Com inflações incontroláveis e crises políticas agudas, apenas os países mais distantes podem visitar o Brasil. Ainda assim, o Governo insiste em exigir vistos e dificultar a entrada de turistas.
Localmente, o turismo doméstico tem tudo para valer a pena em 2024. Com uma situação econômica positiva, muitos brasileiros têm aproveitado para negociar com a IQ Option e poupar desde já para futuras viagens, sendo muitas delas em roteiros pelo país.
Ao longo desta reportagem, vamos detalhar e explicar as expectativas para o turismo brasileiro em 2024. Para ficar bem informado, fique conosco nesta leitura!
O turismo brasileiro em 2023 foi bastante positivo. De acordo com o levantamento anual da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (Fecomercio), o turismo brasileiro acumulou um faturamento superior a mais de 121 bilhões de reais entre os meses de janeiro e agosto de 2023.
Ainda segundo o mesmo levantamento, a projeção de crescimento foi de 11,5% em 2023 em uma comparação direta ao que se viu em 2022. Convém destacar que a recuperação é vista com bastante otimismo.
No entanto, a grande prova real do turismo brasileiro será agora nos próximos meses. A alta temporada do turismo brasileiro acontece entre os meses de novembro a março, sendo encerrada pelo Carnaval. Até o momento, há uma expectativa alta em relação ao turismo em 2024.
O turismo brasileiro é baseado, sobretudo, em sol e praia. Desta forma, a alta temporada do turismo acompanha o verão, entre os meses de novembro aos primeiros dias de março. Neste meio tempo, espera-se que o verdadeiro faturamento aconteça.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se um aumento de 5,6% no faturamento de 2024 em comparação direta com a temporada de verão de 2023. Deste modo, esta seria a maior movimentação do turismo brasileiro desde 2012.
Em números, a mesma entidade aponta uma movimentação acima dos 155 bilhões de reais. Além da movimentação bilionária, há também a expectativa de geração de muitos empregos temporários. De acordo com a pesquisa da entidade, acredita-se que aproximadamente 85 mil empregos sejam gerados nesta temporada de verão.
Sim, muito provavelmente o turismo brasileiro crescerá em 2024. Seguindo a tendência de retomada desde 2019, a ascensão do turismo deverá continuar nos próximos meses.
Além disso, convém destacar que há políticas públicas que podem impactar no turismo, em especial no turismo doméstico. Segundo o Governo, há um projeto a ser anunciado que deve reduzir os preços das passagens aéreas. Caso se concretize, ficará um pouco mais fácil viajar entre os estados brasileiros.