Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de agosto de 2025
BRASIL - RONDÔNIA: O Grupo de Trabalho da BR-319 (GT-BR 319) está focado em mapear as responsabilidades de cada órgão envolvido na reconstrução do Trecho do Meio da rodovia, conhecido como "Meião". Cloves Benevides, coordenador do GT, revelou que a meta é estabelecer um plano com metas e prazos para desbloquear o licenciamento ambiental da obra.
"A ideia é mapear todo o empreendimento, apresentar soluções viáveis e seus custos. Precisamos unir esforços, agir com pragmatismo e compromisso ético, em um diálogo transparente e construtivo, como tem feito o Governo Federal", destacou Cloves.
A reunião realizada na terça-feira (16) em Porto Velho foi considerada "muito positiva e produtiva" pelos representantes do GT-BR 319 do Ministério dos Transportes. A demanda estratégica da região foi ressaltada, considerando o interesse de políticos, empresários e instituições locais.
Mesmo sem uma ligação direta com a BR-319, Boa Vista é parte importante do projeto estratégico para a interligação do território da região Norte, e as demandas dos roraimenses serão ouvidas.
Segundo representantes de Boa Vista, a conclusão da BR-319 abrirá novos mercados para a produção agropecuária de Roraima em outras regiões, beneficiando produtos como banana, pescado e laticínios.
O prazo final para os trabalhos é 16 de fevereiro, conforme o decreto de criação, e a estratégia para acelerar o licenciamento ambiental foi discutida. O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou a importância de obter a licença de instalação.
"A estratégia é desenvolver um relatório que aponte os caminhos para resolver o licenciamento ambiental junto aos órgãos de controle. Queremos entender o necessário para a obtenção do licenciamento, alinhando o projeto aos órgãos de controle para encurtar o tempo e viabilizar o início das obras de recuperação da rodovia", concluiu Santoro. Propostas e sugestões podem ser enviadas para gtbr319am@transportes.gov.br.