• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, faz balanço de sua gestão

De acordo com Márcio Nogueira, existe uma preocupação na Ordem de ajudar os novos advogados a se colocar na realidade...


Redação

Publicada em: 06/02/2024 09:56:34 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O programa "A Voz do Povo", da Rádio Caiari, FM, 103,1, apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, recebeu no último dia 25 de janeiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Márcio Nogueira.

Durante a entrevista,  Nogueira abordou as ações realizadas durante sua gestão à frente da OAB em Rondônia, além dos 50 anos da Ordem no Estado, que serão  comemorados no próximo dia 18 de fevereiro.

Sobre seu mandato, o dirigente declarou: “fiz uma preparação nos dois primeiros anos com o trabalho de unidade da advocacia e chegarmos em 2024 para celebrarmos essa história de glória que a Ordem possui em todo o Estado”.

AÇÕES DA ORDEM

A respeito das ações desenvolvidas pela OAB em Rondônia, Márcio Nogueira discorreu sobre os avanços do físico para o digital. “No começo do mandato, lutamos para que o advogado tivesse a prerrogativa de escolher o formato do ato processual, como presencial ou on-line e conseguimos êxito, sendo algo reconhecido nacionalmente. Tivemos embates sobre a prerrogativa de estar diante do julgador, fazendo sustentação oral e levamos essa questão para um debate nacional e conseguimos assegurar aqui em Rondônia”, ressaltou.

NOVOS ADVOGADOS

De acordo com Márcio Nogueira, existe uma preocupação na Ordem de ajudar os novos advogados a se colocar na realidade. “Quando chegam, são recebidos pela Comissão de Acolhimento da Jovem Advocacia, que mostra para eles as possibilidades que a OAB tem de ajudá-los neste processo de inserção no mercado de trabalho”, disse.

INOVAÇÃO

Entre as muitas frentes adotadas durante a atual gestão, o presidente da OAB Rondônia também citou a que considera mais importante de seu mandato. “Criamos o primeiro Laboratório de Inovação da Advocacia Brasileira (ADVLAB). O jeito de advogar hoje mudou, então, precisamos repensar como nós advogamos, pois a tecnologia mudou e nos ajuda em muitas coisas. Então, neste laboratório, o advogado tem acesso a uma série de conhecimentos que não são jurídicos, para ajudá-lo a encontrar um nicho de atuação e a criar uma estratégia de marketing, pois na atual regulação da Ordem, é permitido”, explicou Márcio Nogueira.

AÇÕES CONTRA VIOLÊNCIA

Sobre outras ações realizadas pela OAB Rondônia, Márcio Nogueira destacou a Ouvidoria da Mulher, para advogadas voluntárias que estão à disposição para acolher e dar suporte a mulheres vítimas de violência.

Márcio Nogueira também citou o ingresso de uma Ação Civil Pública para que nas delegacias de polícia que prestam atendimento à mulher, exista um ambiente adequado para este tipo de situação. “A mulher que chega em uma delegacia para fazer uma denúncia, chega envergonhada e em uma situação de vulnerabilidade. Sobre essa proposta, temos conversado em termos de acordo, e foi proposta em 2021, e estamos ingressando para que isso se torne uma política pública”, pontuou.

Confira a entrevista na íntegra:



Fale conosco