Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), realizou uma nova fase da força-tarefa nesta segunda-feira (26/2), com o propósito de auditar as contas dos municípios de Rondônia referentes ao exercício de 2023.
A iniciativa está alinhada com o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), uma macrodiretriz adotada pelo Tribunal de Contas que busca, entre outros benefícios, otimizar a utilização dos servidores atuantes na área de controle.
Nesta inspeção específica, participam 14 profissionais da área de fiscalização do TCE-RO, abrangendo cinco municípios: Guajará-Mirim, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Buritis.
A ação, programada para se estender até 8 de março, integra o Plano Integrado de Controle Externo (PICE), aprovado pelo Conselho Superior de Administração (CSA) do Tribunal.
O foco desta fiscalização é analisar as contas de 2023, com ênfase nos demonstrativos contábeis e na conformidade da execução orçamentária e fiscal.
Os resultados desta análise, programada para ser concluída até 31 de março de 2024, são fundamentais para emitir pareceres sobre as contas de governo dos municípios, informações cruciais para o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas.