• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Vice-reitora renuncia após descoberta de diploma falso de doutorado

A vice-reitora renunciou ao cargo antes mesmo de assumir oficialmente, no qual ocorreria na próxima quinta-feira (7).


Redação

Publicada em: 04/03/2024 10:37:10 - Atualizado

Viviane Ricciotti, eleita como vice reitora da Unir, é investigada por possível fraude no diploma de doutora — Foto: Universidade Federal de Rondônia

RONDÔNIA: A vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo em meio a uma investigação que a acusa de apresentar um diploma falso de 'Doutora em Ciências' pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Unir recebeu uma notificação em 29 de fevereiro, alertando sobre possíveis "inconsistências" no diploma de doutorado apresentado por Viviane durante o processo de eleição para o cargo de vice-reitora. Imediatamente, a instituição entrou em contato com a UFRGS para verificar o registro e autenticidade do diploma.

A UFRGS informou à Unir que "não havia registro do diploma de doutorado apresentado, indicando também inconsistências no documento, atestando sua inveracidade".

Em resposta, a Unir decidiu adotar medidas apropriadas, incluindo a vacância do cargo de vice-reitora, após receber a notificação da UFRGS.

Viviane Ricciotti foi eleita em 2023 pela comunidade acadêmica, conquistando 33,6% dos votos durante as eleições de reitoria e vice-reitoria para a gestão da universidade nos próximos quatro anos. A reitora eleita foi a professora Marília Pimentel.

A vice-reitora renunciou ao cargo antes mesmo de assumir oficialmente, atuando no Departamento de Engenharia Elétrica, com foco especial em pesquisa e elaboração de projetos para captação de recursos. Destacam-se seus esforços na implementação de estruturas de energia solar.

As eleições ocorreram devido à renúncia da então reitora, Marcele Pereira, em outubro do ano anterior, após três anos de gestão na instituição, alegando motivos de saúde."

Leia a nota da Unir na íntegra:

"A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), considerando as condições que cercam a renúncia da vice-reitora eleita, vem informar à comunidade universitária:

- A UNIR foi comunicada no dia 29 de fevereiro sobre a possibilidade de haver inconsistências no diploma de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentado no processo de eleição para o cargo de Vice-Reitor(a);

- Diante das informações recebidas foi realizada, ainda no dia 29 de fevereiro, consulta formal à UFRGS sobre o registro do diploma e demais dados necessários para comprovação de veracidade do documento;

- Na tarde de 1º de março a UFRGS, em ofício assinado pelo Diretor da Divisão de Diplomas e Certificados e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição, comunicou à UNIR que não havia registro do diploma de doutorado apresentado, além de indicar inconsistência no documento, afirmando com isso a sua inveracidade;

- Na manhã do dia 1º de março a vice-reitora eleita apresentou à Reitoria da UNIR sua renúncia ao cargo de vice-reitora, para o qual estaria nomeada a partir do dia 07 de março de 2024;

- A Reitoria da UNIR, após ser informada formalmente pela UFRGS, determinou a tomada de todas as providências cabíveis para o caso;

- Diante da situação, o cargo de vice-reitor da UNIR estará em vacância, de modo que serão tomadas as providências conforme legislação pertinente."


Fale conosco