Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Uma severa seca é estimada para o estado de Rondônia com o início da estiagem intensificada pelo fenômeno climático El Nino a partir do segundo semestre de 2024.
Essa situação vem mobilizando as autoridades politicas para evitar que a escassez de chuva se reflita de forma drástica no sérvio de abastecimento de água em todo o Estado, levando a cortes e racionamentos que trarão prejuízos e transtornos à população.
Com previsões nada animadoras, o diretor operacional da CAERD, Lauro Fernandes, afirmou que seca desse ano poderá ser bem maior que a registrada em 2023, o que de acordo com ele deixa a situação bastante preocupante.
“Temos reforçado a necessidade de medidas emergenciais e de longo prazo, a fim de garantir o abastecimento de água em todas as áreas afetadas, pois a expectativa para 2024 é preocupante, disse Lauro Fernandes.
Já no parlamento estadual, uma Indicação assinada pela deputada Cláudia de Jesus (PT) solicitou à CAERD, SEOSP e SEDAM que sejam tomadas medidas técnicas e administrativas visando a seca que se aproxima.
“Diante disse faz-se necessário adotar medidas para o enfrentamento da crise, mediante, por exemplo, a ampliação imediata dos reservatórios de água em todas as cidades classificadas com risco extremo de seca, a ampliação da captação de água nas estações de tratamento e a expansão na rede de distribuição”, indicou Cláudia de Jesus.
Um Comitê de Crise Hídrica foi montado pelo Governo de Rondônia para evitar problemas maiores com a seca que está por vir, porém as projeções seguem nada animadoras.