Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 14 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O Ministério Público de Rondônia (MPRO) está promovendo uma série de reuniões com conselheiros tutelares de Porto Velho. As reuniões são conduzidas pela Promotora de Justiça da 19ª Procuradoria de Justiça, Lisandra Vanneska Monteiro.
O objetivo é garantir a continuidade da capacitação de conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos da criança e do adolescente e outros integrantes da rede de proteção.
As reuniões fazem parte do Projeto Instruir para Proteger, iniciativa voltada a aprimorar as habilidades dos conselheiros na compreensão e na atuação diante de casos de violência contra crianças e adolescentes. "Com a capacitação, buscamos assegurar que os conselheiros tutelares possam atuar de forma eficaz em situações de vulnerabilidade e violência, promovendo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes", destacou a Promotora Lisandra Vanneska Monteiro.
As sessões promovem, além da formação teórica, um espaço para a troca de experiências entre os conselheiros, permitindo que compartilhem boas práticas e desafios enfrentados no cotidiano. O processo também inclui o alinhamento de fluxos e procedimentos, visando uma atuação integrada com o Sistema de Garantia de Direitos, que forma a Rede de Apoio à infância e adolescência.
A capacitação contínua dos conselheiros tutelares é essencial para garantir que esses profissionais estejam atualizados em relação aos protocolos de atendimento. Para o MPRO, essas ações de formação são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção, permitindo que conselheiros e agentes da rede estejam sempre preparados para agir diante de novas situações e complexidades.
A atividade de capacitação reforça o compromisso do MPRO em defender os direitos das crianças e adolescentes, apoiando a atuação eficiente e protetiva dos conselheiros tutelares. Essa formação contínua faz parte das ações do MPRO para assegurar uma infância protegida e garantir que os direitos desse público sejam respeitados e promovidos de forma integral em todo o estado.