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    porto velho, domingo 15 de dezembro de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II atende pacientes de Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia, destacando-se como referência regional...


Secom RO

Publicada em: 14/12/2024 10:18:26 - Atualizado

Foto: Secom RO

PORTO VELHO, RO: Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mil pessoas, distribuídas entre pacientes regulados, encaminhados e demanda espontânea. 

Entre os meses de julho a 10 de dezembro, a unidade hospitalar atendeu um total de 19.770 pacientes de Porto Velho, municípios de Rondônia, Acre (Rio Branco) e Amazonas (Humaitá e Lábrea), além de pacientes do país vizinho, Bolívia.

De acordo com o Indicador de Performance do HPSJPII, que identifica as entradas de pacientes, nos últimos seis meses, foram atendidos por demanda espontânea 6.680 pacientes. Essas pessoas procuraram diretamente o hospital para atendimento emergencial. Outros 9.596 foram encaminhados, ou seja, pacientes que foram enviados por outras unidades de saúde, e 3.494 atendimentos ocorreram através da regulação do hospital, ou seja, agendados por meio do sistema de regulação da unidade hospitalar.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as políticas públicas de saúde do estado asseguram maior eficácia no atendimento à população. “O governo segue investindo e trabalhando para garantir um atendimento de saúde pública com agilidade e eficiência”, ressaltou.

REGULAÇÃO EFICIENTE

Uma das estratégias realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) é a centralização da regulação de leitos para garantir a qualidade de atendimento no João Paulo II. A unidade hospitalar possui médicos direcionados à porta de entrada do hospital para orientar as internações conforme a gravidade dos casos. A regulação assegura a redução do tempo de espera e otimiza o uso dos leitos disponíveis. O método dessa triagem garante que os pacientes que chegam espontaneamente, sejam atendidos, priorizando os casos mais graves; organizando o fluxo de maneira equitativa.

Segundo a diretora-geral do João Paulo II, Nathália Vitorino Bezerra, esta estratégia prioriza os casos de acordo com a classificação de risco. “Quando surge uma vaga, a transferência é imediata, permitindo assim, uma resposta ágil e eficiente. Isso tem melhorado o fluxo de atendimento aos pacientes que chegam de todas as regiões do estado e de localidades vizinhas”, explicou.

Os casos de pacientes encaminhados de outras unidades se destacam:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul – 331 atendimentos

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste – 287 atendimentos

Policlínica Ana Adelaide – 293 atendimentos

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, salientou que, o governo reafirma o empenho com a saúde pública, apresentando estratégias eficientes para o atendimento aos pacientes que chegam ao João Paulo II. “Temos uma das principais unidades de referência no estado, e os números refletem não apenas o volume de atendimentos, mas também a complexidade dos casos provenientes de diversas localidades e, sobretudo, a eficiência dos servidores de saúde no atendimento em uma unidade de urgência e emergência.”


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