Matrículas para cursos profissionalizantes encerram nesta sexta-feira,11, em Porto Velho
As matrículas estão sendo realizadas na sede da Etec – Escola Técnica Estadual – do Idep, que fica na avenida Tiradentes, em Porto Velho...
SECOM
Publicada em: 10/04/2025 12:02:44 - Atualizado
RONDÔNIA: Termina nesta sexta–feira, 11, o período de matrículas dos nove cursos técnicos profissionalizantes que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) ofertará em Porto Velho. As informações do processo de inscrição podem ser obtidas no link disponibilizado no site da instituição. https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/Chamada-Publica-Vagas-Cursos-Tecnicos.pdf
Estão aptos para se matricular quem cursa ou concluiu o ensino médio. As matrículas estão sendo realizadas na sede da Etec – Escola Técnica Estadual – do Idep localizada na avenida Tiradentes, Setor Industrial.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação com cópia:
Documento de identificação pessoal: Carteira de Identidade Nacional (CIN), Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) novo modelo, Passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE);
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Comprovante de endereço atualizado (últimos meses); e
Comprovante de escolaridade: declaração de matrícula, certificado de conclusão e histórico escolar atualizado do ano letivo 2025.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o interesse dos estudantes pelos cursos técnicos profissionalizantes reflete a importância da qualificação da mão de obra na vida do cidadão, e por esse motivo, a gestão estadual priorizou a capacitação de quem busca ingressar no mercado de trabalho.
“Rondônia está avançando cada vez mais na economia porque os investimentos na profissionalização incentivam o estudante a construir uma carreira de sucesso, conquistando um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio, contribuindo dessa forma na geração de emprego e renda”, destacou.
Diploma de curso técnico amplia as chances de crescimento profissional
CURRÍCULO ATUALIZADO
Sulemar Silva Santos, 35, matriculou–se no Curso Técnico em Recursos Humanos porque sempre sonhou em se profissionalizar nessa área, pois, há mais de dez anos trabalha como cuidadora de idoso e criança. “Gosto de cuidar das pessoas e procuro me preparar para realizar o meu trabalho cada vez melhor, inclusive já fiz o Curso Técnico em Enfermagem”, argumenta a moradora do bairro Nova Esperança, na Capital.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira ressaltou que um dos motivos que fazem os estudantes optarem pelo ensino profissionalizante é justamente a oportunidade de atualizar o currículo de forma acessível. “O diploma de quem se habilita numa área amplia as chances de crescimento porque o trabalhador comprova que além da experiência está respaldado pelo conhecimento teórico e prático”, ressaltou.