Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 23 de abril de 2025
BRASIL: A Receita Federal disponibilizará a partir das 10h desta quarta-feira (23) a consulta ao lote de restituição da malha fina referente ao mês de abril. Ao todo, 279.505 contribuintes terão direito a um montante total de R$ 339,63 milhões. O pagamento será em 30 de abril.
Entre os que receberão primeiro, o grupo mais numeroso é formado por aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, totalizando 204.798 contribuintes. Desde o ano passado, essas opções garantem prioridade na restituição.
Em segundo, há 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 9.502 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também estão incluídos na lista prioritária 4.284 idosos com mais de 80 anos e 3.820 pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave.
Por fim, 31.813 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais, serão contemplados.
Os contribuintes poderão realizar a consulta na página da Receita Federal, na sessão “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é preciso clicar em “Consultar a Restituição”. O acesso também pode ser feito pelo aplicativo da Receita.
De acordo com a Receita, o pagamento das restituições será creditado em 30 de abril na conta do contribuinte ou na chave Pix cadastrada. Caso o valor não seja depositado, a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Se a restituição não for resgatada durante o prazo, o cidadão poderá requerer o montante no Portal e-Cac, acessando o menu da página da Receita e clicando em “Declarações e Demonstrativos”. Depois, é preciso ir em “Meu Imposto de Renda” e “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.