Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 27 de maio de 2025
RONDÔNIA - Rondônia deve enfrentar neste fim de semana a primeira grande friagem de 2025, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo. Uma intensa massa de ar frio polar avança pelo país e deve alcançar a região Norte até quinta-feira (29), provocando uma expressiva queda nas temperaturas.
Em Porto Velho, a máxima prevista para o dia é de 24ºC, segundo o Inmet, enquanto o Climatempo aponta para 25ºC. O fenômeno, segundo os meteorologistas, será impulsionado por um anticiclone — sistema de alta pressão que empurra o ar frio em direção às regiões mais próximas da linha do Equador.
A origem da friagem está associada a uma frente fria que se desloca pelo Sul do Brasil entre terça (27) e quarta-feira (28), gerando um forte contraste entre massas de ar quente e frio. Esse encontro deve provocar não apenas chuvas, mas também uma queda acentuada nas temperaturas em diversos estados.
O Inmet classificou esse episódio como a friagem mais intensa do ano na Amazônia até o momento. Além da região Norte, os efeitos da massa polar também serão sentidos com maior rigor no Sul do país, onde há previsão de temperaturas negativas e até possibilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
As mínimas poderão variar entre 3°C e 5°C, com previsão de geadas amplas, inclusive em áreas do sul de Mato Grosso do Sul.