• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 25 de junho de 2025

FAPERON e SENAR levam assistência técnica a comunidade indígena com apoio de técnico local

A principal novidade dessa ação é que o atendimento será feito por um técnico de campo indígena da própria etnia Paiter Suruí...


Redação

Publicada em: 24/06/2025 14:25:03 - Atualizado

Foto: Divulgação

RONDÔNIA - O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste e o Sebrae Rondônia, por meio do programa Juntos Pelo Agro, iniciou oficialmente a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na comunidade indígena Gasereh, localizada no município de Espigão do Oeste.

Foto: Divulgação

A principal novidade dessa ação é que o atendimento será feito por um técnico de campo indígena da própria etnia Paiter Suruí. Isso facilita o diálogo com os produtores, fortalece os vínculos de confiança e valoriza os conhecimentos e as tradições da comunidade. O atendimento técnico em língua materna também contribui para melhores resultados nas propriedades.

A iniciativa integra o projeto piloto da ATeG Madeira-Mamoré, que tem como objetivo atender populações tradicionais como indígenas, ribeirinhos, quilombolas e assentados, promovendo o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária.

Foto: Reprodução

Para o superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira da Cruz, a ação representa um avanço importante. “Estamos diante de um marco importante para a assistência técnica em Rondônia. Ter um profissional indígena atuando diretamente em sua comunidade gera pertencimento, respeito às tradições e mais efetividade nas ações. Espero voltar em breve para ver os resultados positivos nessa comunidade”, afirmou.

O cacique Noel Suruí destacou a importância da chegada do técnico indígena. “Ter um técnico indígena para nós é uma grande conquista, porque ele conhece nossa realidade. Isso nos dá mais confiança e cria a expectativa de melhorar nossa produção e nosso conhecimento”, disse.

Éder Suruí, técnico de campo que assume o atendimento na comunidade, sob a supervisão de Darlan Alves, falou sobre o compromisso com sua missão. “Minha expectativa é ajudar a comunidade a crescer, desenvolver as culturas que trabalhamos aqui e levar melhorias para todos, não só para minha família, mas para toda a aldeia e demais comunidades indígenas”, declarou.

Participaram da visita institucional o superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira; o gerente da ATeG, Luiz Maurício; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, Nilson Pereira; o coordenador de Projetos Especiais, Alex Lima; o supervisor Darlan Alves; o mobilizador Davi; e o analista do Sebrae, Fernando dos Santos.


Fale conosco