Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 8 de julho de 2025
Os brigadistas temporários irão atuar junto com o efetivo do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais em Rondônia
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nesta temporada mais seca do ano, onde é maior o risco de propagação de fogo. A inscrição é gratuita e encerra no dia 14 de julho, conforme o edital nº 9/2025, publicado no Diário Oficial do Estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o investimento do governo do estado no processo seletivo de contratação dos 262 brigadistas faz parte do compromisso em garantir o máximo de dignidade e segurança à população, e também melhor desempenho na proteção ao meio ambiente, e no enfrentamento ao período de estiagem em 2025. ‘‘Rondônia está chegando na estiagem de 2025 muito mais preparado, pois o governo do estado está investindo e aperfeiçoando as estratégias. Entre as ações está a criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado ainda em outubro de 2024; houve também uma intensa fase de ações preventivas no primeiro semestre; em junho foi dado início a fase combativa com a Operação Verde Rondônia, e agora avançamos em mais uma medida importante, o processo seletivo para contratação de brigadistas, que irão somar esforços no combate a incêndios florestais nos municípios’’, frisou.
PREPARAÇÃO
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou que a seleção para o cargo de Agente Temporário Ambiental, para a função de Brigadista Temporário, é um desdobramento das ações de preparação para o combate a incêndios florestais neste período mais seco do ano.
Governador de Rondônia investe em aperfeiçoamento e estratégias de combate à incêndios florestais
‘‘De forma antecipada, o Corpo de Bombeiros realizou ainda em fevereiro, o Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas, e de fevereiro a março esses instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 958 civis de 51 municípios, gratuitamente. Desta forma, o governo de Rondônia deixou diversos civis prontos para atuarem como brigadistas, em todos os municípios que aderiram ao curso, e isso certamente fará a diferença neste momento combativo’’, afirmou o comandante.
PROCESSO SELETIVO
RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
A divulgação do resultado das inscrições e da análise de títulos estará disponível no endereço eletrônico www.cbm.ro.gov.br, prevista para o dia 21 deste mês. Confira o edital na íntegra neste link.