Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025
BRASIL: O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dá início nesta segunda-feira (14) às inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) 2025. O prazo vai até o dia 25 de julho.
A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Conforme o edital, estão isentos da taxa os estudantes habilitados e inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2025 por suas instituições de ensino, participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico (Cadastro Único dos Benefícios Sociais) e doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O exame, conhecido informalmente como o “Enem dos Professores”, é uma avaliação unificada que tem como objetivo avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e subsidiar concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública.
A PND é aberta aos estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 — esses participarão automaticamente da PND, sem necessidade de nova inscrição.
Também podem fazer a prova pessoas interessadas em participar de concursos públicos ou processos seletivos de União, estados, Distrito Federal e municípios. Nesses casos, o resultado da PND pode ser usado como etapa classificatória. Esses candidatos devem se inscrever individualmente.
Quem quiser solicitar atendimento especializado e/ou uso de nome social na avaliação tem até o dia 25 de julho para fazer o pedido no ato da inscrição.
A PND 2025 será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, no dia 26 de outubro, e terá 5h30 de duração. O exame será composto por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma componente específica, própria de cada área de avaliação das licenciaturas.
A prova vai avaliar as seguintes áreas específicas: