Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 26 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: No próximo dia 31 de julho, às 18h30, a Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) realiza o lançamento oficial do Impostômetro e Gastômetro, com apoio da Fecomércio Rondônia. O equipamento será instalado em frente à sede da Acep, em um painel de LED que apresentará, em tempo real, o total de impostos arrecadados no Brasil e os gastos públicos federais.
Na manhã desta quinta-feira (data do encontro), os presidentes Raniery Araujo Coelho, presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, e Valdir Vargas, presidente da Acep, firmaram parceria para ampliar a divulgação do evento e garantir a presença expressiva de empresários e autoridades.
“O evento será festivo, mas revestido de grande importância para os empresários de todo o Estado, que são os maiores contribuintes e geradores de riqueza. É uma ferramenta que vem para somar-se ao setor produtivo”, afirmou Raniery Coelho.
Segundo Valdir Vargas, o Impostômetro representa uma oportunidade de fomentar o debate sobre carga tributária, eficiência do uso dos recursos públicos e a importância de uma gestão transparente e responsável.
Ferramenta de transparência fiscal
O painel exibirá dois dados principais:
Impostômetro : total de tributos arrecadados no Brasil neste ano.
Gastômetro : valor dos gastos realizados pelo governo federal.
A iniciativa busca incentivar a conscientização fiscal e aproximar o cidadão das discussões sobre políticas públicas e orçamento nacional.
“Ao mostrar esses números de forma clara e acessível, queremos fomentar o debate e estimular a responsabilidade fiscal. É papel de todos acompanhar e entender como os recursos públicos estão sendo utilizados”, reforçou a diretoria da Acep.
O evento contará com a presença de autoridades, representantes do setor produtivo e da sociedade civil. Haverá cerimonial de inauguração e a Feirinha do Empreendedor, com barraquinhas de comidas, bebidas e lazer, promovendo o empreendedorismo local. A rua em frente à sede da Acep será fechada para a programação, com autorização da Prefeitura.