• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 30 de julho de 2025

RO já emitiu 260 mil Carteiras de Identidade Nacional, quase 15% da população do estado

Primeira emissão do documento que estabelece padrão único para todo o país é gratuita...


Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicada em: 28/07/2025 17:01:57 - Atualizado

A primeira via é gratuita e emitida em todos os estados. Documento é importante para o governo brasileiro reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e ofertar melhores serviços - Foto: Divulgação

Até o dia 23 de julho, Rondônia já havia emitido 260.207 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o equivalente a 14,9% da população do estado. Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o documento. Os números estão consolidados em base de dados divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No estado, foram 137,2 mil registros de pessoas do sexo feminino (52,76%) e 122,9 mil do sexo masculino (47,24%). A média diária de emissões é de 232. Só no mês de julho de 2025, foram registrados mais de 13,3 mil documentos.

COMO FAZER — A primeira via é gratuita. A CIN é emitida em todos os estados (confira como fazer na sua Unidade Federativa). É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento.

IDADE — A faixa etária que mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 27,3 mil pessoas dessa idade (10,51% do total em Rondônia). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 23,7 mil emissões no estado (9,13% do total).

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA — Dos 30 milhões de documentos emitidos até 23 de julho no Brasil, 493 mil foram registrados por pessoas com deficiência. Em Rondônia, são 6.795 pessoas. Desse universo, 3,5 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (47,7%), 1,74 mil pessoas com deficiência intelectual (23,73%), 1,14 mil com deficiência física (15,51%), 607 com deficiência visual (8,26%) e 352 com deficiência auditiva (4,79%).

Documento faz uso de biometria para maior segurança


SEGURANÇA – A CIN é importante para o governo brasileiro reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e ofertar melhores serviços. O documento estabelece um padrão nacional e único em torno do CPF. Conta com recursos avançados de segurança, como o QR Code, tanto na versão física quanto na digital. O código contém uma assinatura digital que garante autenticidade e dificulta tentativas de falsificação. O documento também possibilita acesso mais seguro (conta Ouro) aos milhares de serviços digitais disponíveis no portal GOV.BR.

BIOMETRIA – A CIN permite o uso da biometria, o que fortalece a segurança do cidadão e do governo e, a partir de agora, o acesso a benefícios sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A implementação será gradual. Quem já possui benefício terá mais tempo para se adequar. O texto indica que a CIN será a base de referência para o cadastro. "Queremos um Estado mais moderno, eficiente e próximo de cada cidadão. Um governo para cada pessoa", afirmou o presidente em postagem na rede social X.

APLICATIVO – No evento também foi lançado o aplicativo da CIN, para validação oficial e gratuita dos dados do documento. O aplicativo foi desenvolvido justamente para oferecer uma forma rápida, pública e gratuita de conferir se o QR Code do documento foi de fato emitido pelo ministério. A ferramenta opera em dois modos: o detalhado, que apresenta todas as informações da base nacional quando há conexão com a internet, e o modo parcial que, mesmo off-line, permite verificar o CPF e a data de nascimento da pessoa.


Fale conosco