• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 3 de outubro de 2025

Outubro traz série de feriados para Rondônia, mas poucos em dias úteis

No dia 12, todo o país para em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que também é padroeira em municípios...


Redação

Publicada em: 03/10/2025 10:37:15 - Atualizado

Foto: tippapatt/Adobe Stock

PORTO VELHO-RO: O mês de outubro será marcado por várias datas de descanso para os rondonienses. No calendário, aparecem quatro feriados e ainda um ponto facultativo estadual. No entanto, a maioria cai em finais de semana ou feriados prolongados, o que reduz o impacto para quem esperava várias pausas durante os dias úteis.

O feriado nacional de 12 de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, continua sendo o mais aguardado. Além dele, cidades como Porto Velho, Ariquemes, São Francisco do Guaporé, Novo Horizonte do Oeste, São Felipe d’Oeste, Nova Mamoré, Vilhena e Pimenta Bueno terão folgas extras em função de datas municipais e religiosas.

Em Porto Velho, o aniversário de criação do município, celebrado originalmente em 2 de outubro, foi transferido para o dia 3. Já no dia 4, o feriado em honra a São Francisco de Assis será observado em diversos municípios, incluindo Ariquemes e Nova Mamoré. Na semana seguinte, em 11 de outubro, Ariquemes, Vilhena e Pimenta Bueno celebram suas datas de criação.

No dia 12, todo o país para em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que também é padroeira em municípios rondonienses como Colorado do Oeste, Espigão d’Oeste, Ouro Preto do Oeste e Rolim de Moura. Por fim, o governo estadual determinou que o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, será antecipado para o dia 27, quando valerá o ponto facultativo.

Com isso, outubro se torna um mês de pequenas pausas, mas não tão generoso para os trabalhadores, já que apenas um dos feriados cai em um dia útil prolongado.

Depois deste mês, restam apenas quatro feriados nacionais até o fim do ano: Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro, Consciência Negra em 20 de novembro e, para fechar o calendário, o Natal em 25 de dezembro.


Fale conosco