Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 6 de outubro de 2025
BRASIL: O governo federal e a FGV (Fundação Getulio Vargas) liberaram nesta segunda-feira (6) os gabaritos oficiais das provas objetivas do CNU 2025 (Concurso Público Nacional Unificado), aplicadas no domingo (5) em todo o país.
✍️ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS GABARITOS OFICIAIS
Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a abstenção na segunda edição caiu para 42,8%. Na primeira edição, 54% dos candidatos inscritos não compareceram à prova.
A menor abstenção foi registrada no Distrito Federal, com 30,8%, e a maior, no Amazonas, com 51,2%.
Dweck ainda disse que a aplicação da prova ocorreu de forma tranquila. “A prova hoje ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências”, destacou.
Segundo a ministra, isso foi possível devido ao trabalho conjunto entre vários órgãos do governo federal, aos governos estaduais e a banca responsável pelo certame.
Na coletiva, Esther comemorou a realização do concurso e disse que o certame já se consolida como uma política pública.
“A gente percebeu que a população viu o CNPU como uma forma de política pública inclusiva. As pessoas veem nele uma oportunidade real de ingressar no serviço público real”, disse.
Ao todo, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. A segunda fase, as provas discursivas, serão aplicadas em 7 de dezembro.