Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 12 de outubro de 2025
RONDÔNIA - O jovem venezuelano Jesus David Cataldy Lunar, de 20 anos, que estava desaparecido há 18 dias em Cuiabá (MT), foi encontrado em Ji-Paraná (RO) nesta quinta-feira (9). Segundo as investigações, ele chegou à cidade após viajar de carona e procurou espontaneamente um posto da Polícia Federal para pedir extradição ao seu país de origem.
De acordo com o Núcleo de Pessoas Desaparecidas (NPD) de Mato Grosso, Jesus trabalhava em Cuiabá fazendo bicos e serviços gerais, como limpeza de terrenos e descarregamento de caminhões, em troca de diárias ou refeições. Ele desapareceu no dia 22 de setembro, e o caso foi registrado pela mãe, que havia perdido o contato com o filho.
Durante o trajeto até Rondônia, o jovem sobreviveu fazendo pequenos trabalhos em postos de combustíveis. Já em Ji-Paraná, buscou ajuda das autoridades federais para retornar à Venezuela.
A Polícia Federal informou que ele foi encaminhado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável por oferecer abrigo temporário e providenciar sua viagem até Pacaraima (RR), cidade que faz fronteira com o país natal.
Os familiares de Jesus David foram informados sobre sua localização e acompanham os trâmites para o retorno. Segundo o NPD, o jovem é descrito pela mãe como tranquilo, trabalhador e sem histórico de dependência química ou transtornos mentais.