• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 22 de outubro de 2025

Licenciamento anual de veículos com placa final zero vai até 31 de outubro

Guia de pagamento do Licenciamento Anual pode ser emitida na Central de Serviços


SECOM

Publicada em: 22/10/2025 09:03:18 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Regulamentado pela Portaria nº 30, de 5 de janeiro de 2017, que estabelece os prazos para o licenciamento de veículos registrados no estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) comunica aos proprietários de veículos de placa final zero que a atualização do documento deve ser feita até 31 de outubro, conforme estabelecido no Calendário de Licenciamento 2025.

Para emissão da guia de pagamento do Licenciamento Anual, os proprietários podem acessar a Central de Serviços no site do Detran-RO, informando a placa e número do Renavam do veículo. Após a quitação de débitos, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) poderá ser emitido pelo próprio dono no site, ou através da Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou comparecer em uma unidade do Departamento mais próxima de sua residência.

Além do pagamento da taxa de licenciamento, o proprietário do veículo precisa quitar todos os débitos pendentes, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), eventuais multas de trânsito e outras pendências administrativas ou judiciais, caso existam.

LISTA DE PRAZOS DO LICENCIAMENTO ANUAL

Algarismo Final da PlacaPrazo para Licenciar
1, 2, 3até 31 de março
4até 30 de abril
5até 30 de maio
6até 30 de junho
7até 31 de julho
8até 29 de agosto
9até 30 de setembro
0até 31 de outubro

CICLOMOTORES

O Detran-RO alerta aos proprietários de ciclomotores sobre a obrigatoriedade de registro e licenciamento desses veículos, conforme determina a Resolução nº 996, de 15 de junho de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo final para regularização é 31 de dezembro de 2025, e abrange ciclomotores fabricados ou importados até 3 de julho de 2023, que não possuam Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT). A medida é essencial para que os veículos possam circular legalmente em vias públicas a partir do próximo ano, garantindo segurança aos condutores e evitando penalidades.


Fale conosco