• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 14 de novembro de 2025

Senado realiza nova diligência em RO para apurar violações contra produtores rurais

Senado realiza nova diligência em RO para apurar violações contra produtores rurais


Redação

Publicada em: 14/11/2025 09:49:38 - Atualizado

Rondônia recebeu, em menos de um mês, a segunda diligência externa do Senado destinada a apurar denúncias de violações de direitos fundiários e humanos sofridas por produtores rurais. Após visitar áreas embargadas pelo Ibama em Porto Velho, os senadores foram aos municípios de Alvorada d’Oeste e Jaru para verificar casos de famílias tituladas que enfrentam processos de desocupação próximos à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

A comitiva contou com os senadores Jaime Bagattoli, Marcos Rogério e Damares Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH). Em Alvorada d’Oeste, eles estiveram em uma área onde houve recente operação que destruiu bens de pequenos produtores. Bagattoli classificou a situação como injusta, destacando que muitos agricultores possuem documentação e vivem há mais de 40 anos na região. Em Jaru, os parlamentares se reuniram com moradores que temem novas ações com risco de violência e perda de patrimônio.

Representantes da Funai, Incra, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério dos Povos Indígenas, Secretaria de Agricultura de Rondônia, DPU e lideranças comunitárias acompanharam a diligência. Um relatório com recomendações será elaborado pela CDH para orientar providências dos órgãos competentes.

O conflito na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau decorre de sobreposição entre a área homologada em 1991 e lotes de assentamentos do Incra, criados décadas antes. Tanto a Funai quanto o Incra reconhecem erros na demarcação física, que teria incorporado áreas legalmente destinadas a agricultores. Apesar disso, decisão do STF na ADPF 709 determinou ações de desintrusão, aumentando o risco de expulsão das famílias.


Fale conosco