• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 29 de novembro de 2025

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais celebra 25 anos e reforça atendimento

O Crie simboliza uma atuação estratégica do governo de Rondônia no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo imunização ampliada para quem mais precisa...


SECOM RO

Publicada em: 28/11/2025 17:50:59 - Atualizado

Foto: Secom RO

O Crie simboliza uma atuação estratégica do governo de Rondônia no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo imunização ampliada para quem mais precisa

No mês de novembro, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) completou 25 anos de atuação em Rondônia, e para marcar a comemoração, a equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) realizou, na quarta-feira (26), uma visita institucional ao serviço, localizado no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho. A celebração reuniu gestores, profissionais de saúde e parceiros estratégicos, reafirmando o papel fundamental do Crie no atendimento de pacientes que necessitam de vacinas específicas e esquemas diferenciados de imunização.

A celebração contou com a presença da equipe da Coordenação Estadual de Imunização da Agevisa/RO, servidores que atuam diretamente com o Crie e convidados. Também participaram do evento, o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans; e a coordenadora do Crie Virtual, Valentina Mendonça, reforçando a integração entre as instâncias estadual e federal na gestão da Rede de Imunobiológicos Especiais.

HISTÓRIA

Durante a visita, a coordenadora do Centro, enfermeira Sílvia Carvalho, destacou a importância do serviço, lembrando que ao longo de 25 anos, a equipe tem sido um ponto de apoio essencial para pacientes com imunodeficiências, doenças crônicas, em tratamento oncológico, transplantados, pessoas vivendo com HIV, entre outros casos que exigem proteção ampliada.

Foto: Secom RO

“Cada pessoa atendida aqui chega com uma condição clínica que demanda cuidado diferenciado. Nosso compromisso é garantir segurança, acolhimento e acesso ao imunobiológico adequado. Celebrar 25 anos é honrar a dedicação de muitos profissionais e reforçar o compromisso com a vida”, afirmou a coordenadora do Crie.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou que o Crie é um pilar estratégico da vigilância em saúde no SUS e lembrou que parte das vacinas especiais também são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios, através do Crie virtual, garantindo maior alcance e acesso à população.

“O Crie é uma das expressões mais claras de como a vigilância protege vidas. Aqui, o estado garante acesso a vacinas que salvam pessoas em situação de maior vulnerabilidade. São 25 anos de serviço especializado, sustentado pelo esforço dos profissionais e pelo compromisso do governo de Rondônia em fortalecer a rede de imunização”, destacou o diretor-geral da Agevisa/RO.

AVANÇOS

O governo tem investido para ampliar o cuidado em saúde e assegurar que nenhum rondoniense fique desassistido. O Crie cumpre uma missão grandiosa ao oferecer vacinas de alta complexidade para quem mais precisa. Celebrar esses 25 anos é reafirmar que a vida está em primeiro lugar em todas as ações.

Durante a visita comemorativa, foram apresentados os avanços alcançados ao longo dessas duas décadas e meia, incluindo a ampliação do acesso aos imunobiológicos especiais, a integração com a Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE), a modernização dos fluxos de atendimento e a capacitação contínua das equipes municipais e estaduais. A presença do Ministério da Saúde reforçou a relevância nacional do trabalho realizado em Rondônia, que tem se destacado na organização de fluxos e na qualidade técnica das indicações de imunobiológicos especiais.

O encontro encerrou com o reconhecimento aos profissionais que atuam diariamente no serviço e com o compromisso de fortalecer ainda mais as ações de imunização no estado, mantendo o Crie como referência de cuidado, segurança e proteção para a população rondoniense que necessita de atenção diferenciada.


Fale conosco