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porto velho, segunda-feira 1 de dezembro de 2025

BRASIL: O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1º) uma nova funcionalidade para proteção contra contas fraudulentas. O BC Protege+ permite que pessoas e empresas informem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de conta ou a sua inclusão como titular ou representante em contas.
O principal objetivo da ferramenta é reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa no SFN (Sistema Financeiro Nacional).
A proteção é voltada às contas de depósitos à vista, depósitos de poupança e de pagamento pré-pagas, assim como a inclusão de titular ou representante nessas contas.
O BC Protege+ é válido para todas as novas aberturas de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ já tenha conta.
Segundo o BC, a funcionalidade não substitui outras medidas de segurança. As instituições financeiras devem continuar verificando a identidade dos clientes e a autenticidade das informações.
O serviço não é automático, portanto aqueles que desejarem ativar a proteção, devem acessar o portal do Banco Central.
Para acessar o novo serviço, é necessário possuir conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada.
Pessoas físicas podem ativar o BC Protege+ através do site do Banco Central, segundo as orientações abaixo:
Já no caso de pessoas jurídicas, o sócio, representante ou colaborador, cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br, deve acessar a área logada do Meu BC. Na opção "BC Protege+", é necessário escolher “Selecionar dados do titular”.
Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada.
É possível desativar a proteção a qualquer momento. Nesse caso, o usuário deve seguir o mesmo passo-a-passo, porém, na tela principal, escolher a opção "desativar a proteção".
Pode ser feita a desativação por tempo indeterminado ou escolher uma data para que seja reativada automaticamente.
A nova funcionalidade de proteção BC Protege+ fica marcada no banco de dados. Antes da abertura da conta ou inclusão de titular ou representante em contas, as instituições financeiras são obrigadas consultar o sistema para saber se a proteção está ativada ou desativada.
Com a opção ativada:
Além disso, é possível visualizar quais instituições financeiras consultaram o CPF ou CNPJ, além do motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante). Dentro do sistema, basta acessar a área “Histórico de Consultas”.