• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de dezembro de 2025

Exposição “Microcosmos & Percepções Amazônicas” celebra a arte ribeirinha

A proposta que teve como fio condutor a poesia do compositor Bado, cuja obra inspirou todo o processo criativo, foi contemplado pelo Edital 10/2024 da SEJUCEL/SIEC...


assessoria

Publicada em: 02/12/2025 17:12:53 - Atualizado

Foto: Reprodução

A poesia, a cor e a sensibilidade da Amazônia ganham destaque em uma noite especial na capital. No dia 5 de dezembro, às 19h30, a Casa de Cultura Ivan Marrocos abre as portas para a exposição “Microcosmos & Percepções Amazônicas”, do artista visual Flávio Dutka.

O evento marca a culminância do projeto Percepções: A poesia da Amazônia em formas e cores” um projeto que levou arte, imaginação e pertencimento à comunidade da Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã. A proposta que teve como fio condutor a poesia do compositor Bado, cuja obra inspirou todo o processo criativo, foi contemplado pelo Edital 10/2024 da SEJUCEL/SIEC.

A iniciativa proposta pela Magma Produtora e coordenada por Marfiza de França, contou com a dedicação dos jovens do Projeto Ribeirinho e o apoio fundamental do professor Diniz Albuquerque, do diretor Fernando Estevão bem como de toda a equipe da E.M.E.F. Francisco Braga.

Foto: Reprodução

Os protagonistas desta edição, são os jovens da RESEX Lago do Cuniã, convidados pelo artista a transformar poesia em imagens vibrantes, cheias de territorialidade, emoção e força estética. As obras expostas revelam o olhar sensível desses jovens sobre seu próprio território, traduzindo em cor e forma a vivência amazônica e a potência cultural das margens do rio.

O vernissage será ainda mais especial com o lançamento de três obras literárias que dialogam diretamente com o universo da exposição:

* Escola das Águas, de Elizane Nunes e Miquelly Tito Sanches

* Nós duas, eu com ela, ela comigo, de Elizane Nunes e Ilma Brito

* Arte, Amor e Desventuras, da poeta Eva da Silva Alves

Os dois primeiros títulos contam com ilustrações de Flávio Dutka, reforçando o diálogo entre literatura e artes visuais. Todas as obras são publicadas pela Temática Editora.

A exposição convida o público a mergulhar no imaginário amazônico, reconhecendo e valorizando a produção artística das juventudes ribeirinhas — um tributo ao território, à memória e à arte que nasce das águas.

Serviço

O quê: Vernissage da exposição “Microcosmos & Percepções Amazônicas” e lançamento de livros

Artista e orientador: Flávio Dutka

Obras: Pinturas produzidas pelos jovens da RESEX Lago do Cuniã

Lançamentos: Escola das Águas; Nós duas, eu com ela, ela comigo; Arte, Amor e Desventuras

Quando: 5 de dezembro de 2025, às 19h30

Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos

Realização: Projeto contemplado pelo Edital SEJUCEL/SIEC

Apoio: E.M.E.F. Francisco Braga e Magma Produtora

Entrada: Gratuita

Sobre o artista

Flávio Dutka é artista visual comprometido com a valorização da cultura amazônica. Desenvolve projetos que unem educação, arte e comunidade, traduzindo poesia, ancestralidade e narrativas regionais em formas e cores que celebram a identidade amazônica.


Fale conosco