Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de dezembro de 2025

BRASIL: As inscrições para o novo concurso público temporário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começam nesta segunda-feira (15), às 14h.
No total, são 60 vagas de nível superior, com salários iniciais que podem chegar a R$ 9,8 mil.
As posições estão divididas da seguinte forma:
Do total de oportunidade, 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Já 30% das oportunidades são destinadas a candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas e quilombolas.
Dentro desse recorte:
Os interessados em participar do concurso devem pagar uma taxa de inscrição, que varia conforme o cargo/perfil escolhido:
Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, assim como inscritos no CadÚnico, podem solicitar isenção da taxa.
O processo seletivo terá apenas uma etapa, composta por provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. (veja abaixo como vai funcionar)
O último concurso do Ibama ocorreu no início deste ano, com 460 vagas de nível superior e remuneração inicial de até R$ 9,9 mil.
O Incra participou do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2024, ofertando 742 vagas de nível superior, com nomeações neste ano
As avaliações estão previstas para o dia 8 de fevereiro de 2026, das 14h às 19h, em Brasília e no Rio de Janeiro. O candidato fará o exame na cidade de lotação escolhida no momento da inscrição.
A prova objetiva será composta por:
A prova discursiva será um estudo de caso sobre licenciamento ambiental, com temas diferentes para Ibama e Incra. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas — abaixo disso, a nota é zero.
A avaliação vale 50 pontos, analisando:
Serão corrigidas apenas as discursivas de candidatos aprovados na objetiva e classificados em até 10 vezes o número de vagas. Para ser aprovado, é preciso obter ao menos 50% dos pontos. Provas não corrigidas eliminam o candidato.
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da direção do Ibama e do Incra.