Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 19 de dezembro de 2025

Ao longo de 2025, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) esteve presente em várias vertentes de trabalho, oportunizando o avanço do estado, principalmente nos processos de licitações, em que o órgão tem um papel fundamental de desburocratização. Para isso, o governo de Rondônia investiu na capacitação dos servidores, preparando a gestão para novos desafios que potencializam a capacidade de crescimento em diversos segmentos, entre eles o econômico, e na divulgação de informações relacionadas ao tema para sociedade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os processos de compra e licitações fortalecem a transparência do governo, além de promover contratações eficientes, beneficiando diretamente a população e contribuindo para que as políticas públicas cheguem até os rondonienses.
CAPACITAÇÕES E TREINAMENTOS

Ao longo do ano, foram promovidos cerca de 50 treinamentos que abordaram temas essenciais para o fortalecimento da gestão pública, como a elaboração de termos de referência, estudos técnicos preliminares, além de gestão e fiscalização de contratos nas aquisições.
PARCERIAS
A atuação da Supel garantiu processos licitatórios eficientes e transparentes, para a aquisição de oito ônibus e 26 embarcações escolares, beneficiando estudantes de áreas rurais e indígenas em Guajará-Mirim, Costa Marques e Porto Velho, assegurando transporte seguro, digno e acessível à educação de milhares de alunos.
A Superintendência também participou de licitações em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para a aquisição de caminhões pipa e plantadeiras via Sistema de Registro de Preços (SRP) e pregões eletrônicos, que fizeram parte dos 200 equipamentos agrícolas entregues a 49 municípios. Os benefícios incluem aumento da produtividade, redução do trabalho manual, geração de emprego rural e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo desenvolvimento regional sustentável.
RODÔNIA RURAL SHOW

A Superintendência Estadual de Licitações teve papel importante na realização da Rondônia Rural Show 2025, um dos maiores eventos de agronegócio da Região Norte do Brasil, com licitações públicas que asseguraram a contratação de serviços e estruturas, incluindo montagem de pavilhões, aquisições de materiais gráficos, além de telões de LED, transmissões ao vivo, podcast, webjornalismo, radiojornalismo e redes sociais.
O evento contou com 650 expositores e 26 vitrines tecnológicas, além de um público de 430 mil pessoas. O resultado foi positivo: a Rondônia Rural Show Internacional atingiu um novo recorde e encerrou com 5,1 bilhões em volume de negócios.
CONGRESSO DE LICITAÇÕES
Com intuito de aperfeiçoar as práticas de contratações públicas, a Supel realizou o 3º Congresso Estadual de Compras Públicas em outubro, e reuniu gestores, servidores e especialistas para debater a nova Lei de Licitações, com foco em integridade, eficiência e transparência nos processos de contratação pública. A programação incluiu palestras, workshops e debates sobre o processo licitatório, com atividades voltadas tanto para o setor público quanto para o setor privado. Entre o temas abordados estiveram, a cultura das aquisições públicas regulares e a transparência do governo junto aos cidadãos.

PADRONIZAÇÃO EM AQUISIÇÕES
Com o objetivo de trazer celeridade e padronização em aquisições na gestão, a Superintendência Estadual de Licitações criou as Comissões Genéricas de Licitações, que tem o objetivo de auxiliar as pastas, de Segurança Pública; Juventude, Cultura, Esporte e Lazer; Educação; e Saúde nos processos de contratação e aquisição.

NATAL DE LUZ 2025
A Supel contribuiu na escolha das melhores alternativas de decoração para o Natal de Luz em 2025. A Superintendência realizou o processo de escolha da empresa responsável pela decoração, que neste ano de 2025 superou as expectativas. O espaço conta com 1.350 milhão de luzes de LED e um investimento de R$ 1.034.736,44 milhão. Logo na entrada, os visitantes veem um portal luminoso de 15 metros de largura e 3,5 metros de altura, dando acesso a um túnel iluminado de oito metros. Além da novidade, um céu nevado de 20 metros. Todos esses atrativos foram escolhidos de forma minuciosa pela Superintendência Estadual de Compras e Licitações, garantindo mais transparência e legitimidade com os recursos públicos.
A superintendente Estadual de Compras e Licitações, Márcia Rocha de Oliveira, destacou os avanços ao longo deste ano. ”O governo de Rondônia tem buscado cada vez mais capacitar os servidores e também informar os empresários e a sociedade em geral para que haja agilidade em licitações, progresso e transparência.”