• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Vendas para o Dia de Finados se mostram menores que ano passado na capital

Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP), alega que às eleições deste ano refletiram no comportamento das pessoas


Pâmela Pimenta - Rondonoticias

Publicada em: 24/10/2018 08:42:49 - Atualizado

PORTO VELHO, RONDÔNIA - Com a aproximação do Dia de Finados, em 02 de novembro, data onde há maior movimentação nos cemitérios Santo Antônio e dos Inocentes em Porto Velho, as vendas de flores, velas e coroas tendem a ser bastante procuradas nesta época do ano. No entanto, segundo Vanderlei Oriani, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP), para este ano, a expectativa nas vendas destes tipos de produtos não são promissoras.

De acordo com Vanderlei, este cenário atípico se daria por conta do atual momento que o país está passando. “Particularmente, eu não acredito em uma movimentação tão grande assim nas vendas para o Dia de Finados deste ano, pelos números não estou tão otimista”, afirma.

Conhecidas como o item preferido das pessoas que desejam homenagear seus entes queridos, as flores chegam a registrar 30% de aumento nas vendas durante este período. Mas, em 2018 os números não parecem positivos, segundo a ACEP, em uma comparação dos anos de 2016 e 2017 o aumento registrou 8.6%, já em 2018 não passará dos 4%. Ainda segundo a Associação, isso se deve ao atual período eleitoral.

“Este ano é incomum se pararmos para pensar. O país passa por um momento eleitoral decisivo e à atenção está toda voltada para as eleições, mas acredito que em 2019 às vendas melhorarão”, enfatiza Vanderlei Oriani.

Cadastro para ambulantes

A Prefeitura de Porto Velho alerta aos vendedores ambulantes que o dia 25 deste mês é o prazo final para licenciamento dos autônomos que desejam trabalhar com vendas nas imediações dos cemitérios no Dia de Finados (2 de novembro).

De acordo com o Departamento de Postura da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), serão disponibilizadas de 50 a 60 vagas no perímetro do cemitério Santo Antônio e 10 na área do Cemitério dos Inocentes, na região central da cidade.

Para o credenciamento, os interessados devem procurar a Semusb munidos de originais e cópias de todos os documentos pessoais, e dar entrada em um processo que será analisado pela equipe responsável. A secretaria está localizada na Rua Aparício de Moraes, no Bairro Setor Industrial, área Norte de Porto Velho.

O valor pago pelo licenciamento é uma UPF, equivalente a R$ 73,01. Lembrando que, no Dia de Finados, nas imediações dos cemitérios, é proibida a venda de bebidas alcoólicas. Vendedores clandestinos também serão fiscalizados e poderão pagar multa.

Limpeza dos Cemitérios

Segundo o subsecretário Wellen Prestes, as equipes estão realizando os serviços de roçagem dos matos, varreção e coleta de lixo nos dois cemitérios, desde o dia 15 de outubro. “Nós pretendemos terminar os serviços na semana que vem para que as famílias possam visitar os túmulos de entes queridos com mais conforto e segurança”, planeja Prestes.

O secretário destacou a importância de os familiares manterem limpo o túmulo de parentes e amigos enterrados nos locais. “Nós sabemos que temos a responsabilidade de fazer a limpeza, mas os frequentadores também têm que nos ajudar na preservação do local. Não deixar lixo jogado próximo dos túmulos também é importante e pedimos a compreensão de todos”, afirma o subsecretário.

Significado da data

Para a Igreja Católica não se trata apenas de um feriado qualquer. Mas, de uma oportunidade de rezar pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus.

Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva.

No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.


Fale conosco