Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 18 de maio de 2025
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Na manhã dessa segunda-feira (26), servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MPT) de Porto Velho, estiveram reunidos para comemorar os 88 anos de criação da instituição em nível nacional. O evento na capital foi celebrado com o compartilhamento de um bolo entre os funcionários e as pessoas que visitaram o prédio e cantaram parabéns, discursos e algumas homenagens.
Em algumas falas, foi lembrado à luta pelas regras trabalhistas que permitiu a implantação da CLT, criada pelo Decreto-Lei de Nº 5452 de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda a Legislação Trabalhista existente no Brasil.
O superintendente do Ministério do Trabalho em Rondônia Marcelo Vaz, disse que graças a modernização da instituição, muitos que procuram o órgão buscando ajuda para ingressar no mercado de trabalho conseguiram bons empregos.
“O Sine Fácil, um aplicativo criado para o trabalhador consultar vagas de emprego de acordo com seu perfil profissional, ajudou cerca de 1 milhão de pessoas a arrumarem um trabalho. O MTE, não é só carteira de trabalho, existem várias atuações que dignificam os servidores e a classe que mais precisa de apoio, destacou.
Incorporação
Ao comemorar os 88 anos do MT, o superintendente também falou sobre a incorporação da pasta à outro Ministério, proposta pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Marcelo Vaz disse que entende o posicionamento de Bolsonaro, porém não concorda com a ideia.
“Eu entendo que a equipe de transição está analisando esse assunto, nada foi decidido, mas a última palavra é a do presidente e ele deve saber o que está fazendo. Porém, acho que não deveria ser extinto, estaríamos tirando funções do MTE que já duram cerca 88 anos”, afirmou.
Vídeos da comemoração: