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    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

78% dos consumidores devem ir às compras no Dia das Mães, diz CDL/RO

Pesquisa CNDL/SPC aponta que data, que perde apenas para o Natal, deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo


Rondonoticias

Publicada em: 10/05/2019 11:20:18 - Atualizado

Foto ilustrativa

PORTO VELHO RO - Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve aquecer as vendas neste final de semana. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bem próximo dos 74% observados em 2018.

A presidente da CDL Porto Velho, Joana Joanora das Neves, confirma que a expectativa no comércio local segue a tendência nacional. O maior movimento, naturalmente, é esperado para à véspera e para o próprio Dia das Mães. 

“Mesmo diante de todas as dificuldades econômicas que o país atravessa, a expectativa é que o consumidor deverá ampliar os gastos no Dia das Mães, ainda que de forma tímida na comparação com o ano passado”, garante Joana.

Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

Pesquisa

Ainda que a economia esteja longe de engatar uma recuperação mais consistente e o desemprego siga elevado, a pesquisa deste ano detectou um aumento de sete pontos percentuais na parcela de consumidores que pretendem desembolsar uma quantia maior na data: em 2018, apenas 19% dos consumidores acreditavam que iriam gastar mais com os presentes e agora, em 2019, o dado passou para 26% dos entrevistados. Outros 41% devem gastar a mesma quantia que em 2018, ao passo que 24% planejam gastar menos.

Dentre os que vão gastar mais, a maior parte (56%) alega que comprará um presente melhor para a mãe. Já 22% justificam com o aumento dos preços dos produtos e 18% vão comprar mais presentes, o que acabam resultando em um gasto maior. Por outro lado, considerando os que vão colocar o pé no freio na hora dos gastos, 32% culpam o orçamento apertado no atual momento, 24% têm como objetivo economizar e 13% atribuem o gasto menor à economia instável do país. Há ainda 11% que afirmam estarem desempregados.

Faturamento e produtos

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior avalia que “ as intenções de compra da data servirão de termômetro para o desempenho do comércio pelos próximos meses, principalmente, em um momento que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelo desemprego elevado e a renda achatada”. Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo; 78% dos consumidores pretendem ir às compras, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil.

A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).  

Fonte: CDL PVH/ CNDL/ SPC Brasil



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