• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

Morre, aos 86 anos, professor Abnael Machado de Lima, em Porto Velho

Escritor e memorialista faleceu na tarde desta sexta-feira (5) e sofria de mielodisplasia. Abnael esteve à frente de pesquisas referentes a história regional.


G1

Publicada em: 05/07/2019 16:46:56 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Morreu, na tarde desta sexta-feira (5), o professor de história e geografia Abnael Machado de Lima, de 86 anos, em Porto Velho. Escritor e memorialista, ele foi responsável por pesquisas referentes a história regional.

A informação sobre o falecimento de Abnael foi repassada ao G1 pela assessoria da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (Seduc) e pelo filho dele.

Conforme Abnael Carvalho de Lima, o pai faleceu por volta das 14h15. O professor seguia internado há cerca de 20 dias em um hospital particular da capital.

Ainda segundo o filho, Abnael sofria de mielodisplasia – um tipo de câncer em que a medula produz células defeituosas ou sem o amadurecimento suficiente à corrente sanguínea.

"Meu pai tinha feito o procedimento de traqueostomia ainda hoje (sexta-feira) e tinha ido para a UTI. Mas não resistiu. Ele ainda teve uma piora no quadro ontem (quinta-feira)", complementou o filho do historiador. Ainda não há informação sobre velório e sepultamento.

Perfil

Em seus últimos meses de vida, Abnael Machado de Lima recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Rondônia (Unir), uma honraria concedida ao professor pela sua atuação relevante como historiador.

Na época, o departamento de história da Unir destacou a defesa do professor ao patrimônio histórico, da cultura regional e da escola pública.

O professor também ficou conhecido pelo vasto currículo como educado, sendo apontado como um dos fundadores da universidade.


Fale conosco