Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 11 de maio de 2025
“A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero” Victor Hugo
Na Caixa de Pandora, que era um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "esperança", daí dizermos que a esperança é a última que morre.
O principal motivo da criação de Pandora, segundo a mitologia greco-romana, seria de que Prometeu roubou o fogo do monte Olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade. Zeus criou a caixa porque sabia que um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal ao mundo humano, castigando-os pelo fogo que haviam recebido contra sua vontade.
Feito esse intróito acerca da esperança, quando vemos velhos e miseráveis nas ruas das cidades, muitas vezes quer dizer que eles já passaram pela família, pelo Estado, estudo, religião, Deus, drogas, cigarro, bebida e agora estão nos estertores do aguentar. E, portanto, eles vivem sem a última peça da caixa de pandora- a esperança.
Um Homem sem esperanças é um desgraçado. Não crê em nada e é pessimista. Desacreditou dos homens. Não quer saber de nada, só do crack e da cachaça. Família, Deus e futuro ele manda embora e fica no seu torpor até que ache o seu fim. Isso é o pior que pode acontecer a alguém.
Está começando o ano, este ano é de eleições para Prefeito e vereadores. Sem conhecimento, coragem e equipe nada será feito. E temos de novo a esperança a rondar nossas mentes de um mundo melhor, de um futuro maravilhoso com saúde, segurança e educação, tríade tão batida e rebatida pelos políticos de plantão. E pelo que vemos não há como se alegrar muito.
Não quero ser portador de maus presságios mas ou escolhemos certo ou soçobraremos, pois o futuro que se apresenta é doloroso.
Somente um capitão que saiba navegar em águas turbulentas encosta esse barco no outro lado do rio, com todos os moradores dentro e incólumes. Experiência, equipe, coragem e conhecimento fazem a diferença.
Que Deus nos ilumine nas escolhas de nossos governantes e que possamos ter dias melhores! Feliz 2020!
* George Braga, servidor da Justiça do Trabalho e ex- Secretário de Planejamento do Estado de Rondônia