• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Sindsef se mantém atuante para destravamento da transposição

Os deferimentos dos processos dos professores leigos, que foram pioneiros na criação do estado de Rondônia.


Publicada em: 28/07/2023 13:37:29 - Atualizado


RONDÔNIA - O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef-RO) tem fortalecido sua atuação nas articulações para destravar as pautas dos servidores do ex-território de Rondônia, na transposição para o quadro da União.

O Sindsef, juntamente com o Fórum dos Ex-Territórios de Rondônia, Roraima e Amapá, tem buscado constantemente o apoio das bancadas federais para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição-PEC 07, que reconhece o direito daquelas pessoas que tiveram algum tipo vínculo com a União até 1991 e aguardam pela aprovação dessa PEC, que vai ampliar a transposição para quem trabalhou para Rondônia até 1991 e para Roraima e Amapá até 1998.

Desde a aprovação da Emenda 60 de 2009, a Diretoria Executiva do Sindsef-RO, em todas as suas gestões, sempre defendeu a pauta da transposição e em 2023 vem persistindo nessa luta.

“Estamos em tratativas administrativas junto a nova presidência da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT) e em contato permanente com nossos parlamentares da bancada federal”, afirma o presidente do Sindsef, Almir José rebatendo noticias falsas veiculadas em redes sociais tentando difamar a imagem do sindicato.

“Infelizmente tem pessoas espalhando inverdades e querendo atrair holofotes com interesses pessoais. Nosso sindicato é uma entidade séria e sempre atua com transparência em suas ações”, enfatizou Almir José.

Importante ressaltar que no primeiro semestre de 2023, o Sindsef participou de importantes agendas em defesa dos servidores e da transposição, cabendo citar dentre elas:

Reuniões do presidente do Sindsef-RO, Almir José e membros da diretoria com deputados federais de Rondônia alem de visita aos gabinetes parlamentares para discutir e apresentar as reivindicações dos servidores da transposição;

Dirigentes do Sindsef marcaram presença na audiência da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, que debateu a atual situação dos processos de enquadramento dos servidores na transposição;

Em março, o presidente do Sindsef-RO, Almir, o diretor Pimpolho (Assuntos Jurídicos), Paulo Vieira (Ex-Território) e do advogado Tiago Wagner foram recebidos pela procuradora-geral do Estado junto à Casa Civil, Nair Ortega, para tratar sobre pauta relacionada a transposição;

E outras agendas em Rondônia e em Brasília.

Lutas e vitórias

A atuação constante do Sindsef já garantiu o reconhecimento de direitos e muitas vitórias para os servidores da transposição, à exemplo, de:

Os deferimentos dos processos dos professores leigos, que foram pioneiros na criação do estado de Rondônia. Nessa vitória o Sindsef teve relevante participação para estão reconhecimento do direito desses professores na transposição.

Em março de 2022, o Sindsef/RO organizou uma grande reunião para receber o então secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani e parlamentares da bancada federal, ocasião em que reuniu servidores e as lideranças sindicais de Rondônia. No Encontro com o Secretário foram estabelecidas as tratativas para a continuidade do avanço da transposição e outras demandas dos servidores federais.

“O Sindsef tem buscado permanentemente soluçoes para as demandas dos servidores transpostos e continuará lutando para que ass categorias e seus filiados tenham seus direitos reconhecidos e assegurados”, concluiu o presidente Almir José.


Fale conosco