Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Flor do Cupuaçu recebeu o equipamento de internet via satélite e a instalação da tecnologia. A unidade escolar fica no Reassentamento Santa Rita, a cerca de 70 quilômetros de Porto Velho (RO).
A iniciativa do Grupo Rovema de proporcionar conexão dos estudantes e professores faz parte das ações do Projeto Agrupado Rio Madeira REDD+. O projeto tem como foco a conservação florestal de mais de 52 mil hectares de floresta Amazônica nos municípios de Porto Velho (RO) e Lábrea (AM).
Foi por meio de uma das etapas de desenvolvimento do projeto, que foi possível identificar as principais fragilidades sociais, e assim definir quais atividades poderiam ser implementadas para gerar benefícios às comunidades locais.
Uma das dificuldades apontadas pela comunidade escolar era a precariedade no sinal de internet na Escola Flor do Cupuaçu, que está na região de entorno da fazenda Serra Verde, uma das unidades produtivas do Grupo Rovema, que faz parte do projeto.
Com uma internet de qualidade, será possível implementar e iniciar algumas ações de capacitação técnica para jovens e adultos da comunidade dentro da escola, fornecer aula de informática aos mais de 130 alunos que estudam na unidade, abranger o acesso à informação, aulas mais dinâmicas, acesso a uma ampla variedade de conhecimentos com jogos interativos e conteúdos educativos, sendo complementares à educação formal, entre outros.
Promover uma internet de qualidade vai de encontro com um dos grandes pilares do Projeto Rio Madeira REDD+: apoiar o desenvolvimento socioeconômico local. A diretora institucional do Grupo Rovema, Lediana Ghedin reforça o compromisso com a sustentabilidade na região, “acreditamos que o acesso à internet é um direito de todos, pois é o que nos conecta com o mundo e, que se bem aproveitada, pode ser uma grande ferramenta de transformação e crescimento social”.