• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

Ações educativas para um trânsito mais seguro são intensificadas

Palestras em alusão ao Maio Amarelo para futuros condutores ocorre nos 52 municípios rondonienses...


Secom RO

Publicada em: 16/05/2024 15:45:21 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA: O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está promovendo diversas ações educativas, para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, durante o Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes. As iniciativas, realizadas pela Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), visam reduzir o número de vítimas fatais e feridos no trânsito.

O diretor-geral do Detran-RO, Leo Moraes, lembra que as ações educativas ocorrem rotineiramente em todo o estado, e agora estão sendo reforçadas com uma abordagem mais específica em alusão ao Maio Amarelo. “Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito”, pontuou.

O governador do estado, Marcos Rocha, destacou a importância da campanha devido ao seu alcance e reconhecimento global. “A educação e o aprimoramento profissional são elementos essenciais da estratégia e das diretrizes governamentais, com o objetivo de aprimorar todas as áreas, garantindo um serviço eficaz à população de Rondônia”, reforçou.

A diretora da DTH, Aline Lima explica que, um dos destaques da campanha é a realização de mini palestras educativas, antes dos exames teóricos e práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em todos os 52 municípios do Estado. “As palestras, ministradas pelas Comissões Examinadoras de Trânsito do Detran/RO, abordam temas como a necessidade de respeito às normas de trânsito; os perigos da distração ao dirigir, especialmente pelo uso do celular; os riscos do excesso de velocidade, e da direção sob a influência de álcool.

DADOS

O coordenador de Formação de Condutores, Carlos Nascimento destaca a iniciativa, baseada em dados preocupantes, indicando que até 90% dos sinistros de trânsito são causados por falha humana, principalmente por comportamentos negligentes. “O objetivo das palestras é conscientizar os futuros condutores sobre a responsabilidade que assumem ao dirigir, e incentivá-los a adotarem práticas seguras no trânsito”, evidenciou.

TEMA DA CAMPANHA

Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, a campanha Maio Amarelo do Detran-RO reforça a importância do engajamento de todos os cidadãos na construção de um trânsito mais seguro e humanizado. As ações educativas, realizadas durante o mês, visam não apenas os novos condutores mas toda a população, a fim de promover a cultura do respeito e da responsabilidade no trânsito.

O Detran-RO convida a todos para se unirem à campanha Maio Amarelo e contribuírem para um trânsito mais seguro para todos!


Fale conosco